Oração a São Bruno, o pai dos cartuxos
Confira a prece de São Bruno, padroeiro da Calábria, celebrado no dia 6 de outubro

Comemora-se em 6 de outubro o dia de São Bruno, padroeiro da Calábria. Nascido por volta de 1030, em Colônia, atual Alemanha, Bruno era um estudante talentoso. Ao finalizar os estudos em Reims, na França, tornou-se professor de teologia na renomada escola da Catedral de Reims. Mesmo com sua dedicação e carreira promissora, ele almejava uma vida mais contemplativa e austera
Com o apoio de alguns seguidores, São Bruno deixou sua carreira acadêmica de lado e procurou a solidão nas montanhas. Em 1084, ele fundou o primeiro mosteiro cartuxo, intitulado Grande Chartreuse, nos Alpes franceses. Os cartuxos eram conhecidos pela vida solitária e intensamente contemplativa que levavam. Eles moravam em celas individuais, onde se dedicavam à oração, estudo das Escrituras e trabalho manual.
São Bruno era conhecido por sua imensa devoção a Deus e seu amor pela solidão. Grande parte de sua vida ele dedicou à oração e meditação, buscando sempre uma união mais profunda com o Pai Todo Poderoso. Embora tenha sido o fundador da Ordem dos Cartuxos, ele preferiu viver solitário em sua cela.
São Bruno morreu em 6 de outubro de 1101, no mosteiro de La Torre, nos Alpes italianos. Sua história de vida continuou a influenciar a Ordem dos Cartuxos e muitos outros que buscavam uma vida contemplativa.
A Ordem dos Cartuxos cresceu ao longo dos séculos e existe até os dias de hoje. Os membros mantêm a tradição de uma vida contemplativa e eremítica, vivendo em celas isoladas e solitárias no interior de mosteiros cartuxos.
Em 1514, São Bruno foi canonizado pela Igreja Católica por decreto do Papa Leão X. Sua vida e ensinamentos nos mostram que, mesmo em um mundo cheio de distrações e atividades, a procura da presença de Deus na solidão e na contemplação pode levar a uma profunda união com o Divino. Abaixo, confira a oração de São Bruno.
Como se preparar para orar?
- Escolha um local tranquilo para poder ficar sozinho e não ser interrompido;
- Sente-se em um local confortável e respire fundo até se concentrar e tranquilizar a mente e o corpo;
- Comece a oração;
- Pronuncie ou mentalize as palavras com muita fé para que as energias se aproximem.
VEJA MAIS
Oração
"São Bruno, que adotastes como regra de vida a oração, o trabalho, o estudo e a pobreza, que fundastes uma ordem monástica para uma
ainda maior intimidade com Deus, inspirai-nos também a uma vida contemplativa, esquecendo-nos bem mais das ocupações terrenas e
nos ocupando mais com nossa união cada vez mais íntima com nosso Deus e Criador.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém."
Versão em vídeo com legenda
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA