Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Varíola dos macacos: Nova York declara estado de emergência

Governadora Kathy Hochul afirmou que mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados no estado

O Liberal

Somando 1.383 casos de varíola dos macacos, até a última sexta-feira (29), o estado de Nova York, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência por causa da doença. O anúncio foi feito pela governadora Kathy Hochul. "Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos", escreveu a gestora, no Twitter, na última sexta. As informações são do G1 Mundo.

Hochul explica que a medida "permite que o estado responda mais rapidamente e que os profissionais de saúde tomem medidas adicionais que ajudarão a vacinar mais nova-iorquinos".

Com a decisão, é possível, por exemplo, ampliar o número de pessoas que podem administrar vacinas contra a varíola, incluindo funcionários do Serviço Médico Emergencial (EMS, sigla em inglês), farmacêuticos e parteiras.

VEJA MAIS

Varíola dos Macacos: infectologista explica detalhes sobre a doença que tem preocupado o mundo
Primeira morte por monkeypox no Brasil foi confirmada na última sexta-feira, 29. Médico acredita que há subnotificação dos casos

Varíola dos macacos: Primeira morte no Brasil tinha câncer, diz Ministério da Saúde
Pasta informou que o homem tinha 41 anos e ficou hospitalizado em um centro de saúde público

Varíola dos macacos: o que se sabe até agora, quais os sintomas e como prevenir
Em live realizada nesta sexta-feira (29) pelo Grupo Liberal, o infectologista Alessandre Guimarães destacou detalhes sobre a doença

Varíola dos macacos: Sintomas podem incluir dor no ânus e inchaço no pênis; entenda
Estudo também sugere a possibilidade de transmissão assintomática ou com sintomas leves do vírus

Mais de um em cada quatro casos da doença nos Estados Unidos foram registrados em Nova York, tendo um "impacto desproporcional" em alguns grupos de risco, ainda de acordo com a governadora.

Brasil

Declarada uma "emergência de saúde global", no sábado (23), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a varíola dos macacos provocou a primeira morte no Brasil, na última quinta-feira (28). O paciente era um homem de 41 anos com graves problemas de imunidade, que estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, na sexta.

A morte é a primeira fora da África registrada no atual surto da doença, de acordo com os dados mais recentes disponíveis em relatório publicado pela OMS.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO