Maior iceberg do mundo se solta e pode ameaçar vida selvagem da Antártida
O iceberg antártico é cerca de três vezes maior que a cidade de Nova York

Cientistas afirmaram na última sexta-feira (24) que o maior iceberg do mundo, A23a, está em movimento pela primeira vez em mais de três décadas. Com quase 4 mil km², o iceberg antártico é cerca de três vezes maior que a cidade de Nova York.
Desde sua separação da plataforma de gelo Filchner-Ronne, na Antártica ocidental, em 1986, o A23a ficou encalhado, mas imagens de satélite recentes mostram que o iceberg que está se movendo rapidamente na ponta norte da península antártica, impulsionado por ventos e correntes fortes.
Oliver Marsh, glaciologista do British Antarctic Survey, destacou a raridade desse evento. À medida que ganha força, o iceberg pode ser lançado na Corrente Circumpolar Antártica, seguindo para o Oceano Antártico pelo “beco dos icebergs”.
VEJA MAIS
A razão de sua liberação ainda não é clara, mas Marsh sugere que, ao longo do tempo, ganhou flutuabilidade extra.”Com o tempo, provavelmente diminuiu um pouco e ganhou um pouco de flutuabilidade extra que lhe permitiu se levantar do fundo do oceano e ser empurrado pelas correntes oceânicas”, explicou.
Existe a possibilidade de encalhar novamente na ilha da Geórgia do Sul, afetando a vida selvagem da Antártida, incluindo focas, pinguins e aves marinhas que se alimentam nas águas circundantes. O gigante A23a poderia cortar esse acesso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA