CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jornais franceses processam 'X' acusando-o de usar seu conteúdo sem pagar

Ação foi movida por um conjunto de veículos

AFP | Agence France-Presse
fonte

Vários jornais franceses anunciaram, nesta terça-feira (12), que entraram com um processo contra a rede social X, do bilionário Elon Musk, acusando-a de usar seu conteúdo sem remuneração, violando o princípio dos “direitos conexos”.

As diretrizes relacionadas a direitos autorais permitem pagar a jornais, revistas ou agências de notícias por seu conteúdo reproduzido em plataformas da Internet.

A ação foi movida em conjunto em um tribunal de Paris pelo Le Figaro, Les Échos, Le Parisien, Le Monde, Télérama, Courrier International, Le Huffington Post, Malesherbes Publications e Le Nouvel Obs, de acordo com um comunicado à imprensa.

Antes dessa ação, esses jornais, assim como a AFP, haviam convocado o X e sua subsidiária francesa para uma audiência de emergência, acusando-o de se recusar a negociar.

Em 24 de maio, um juiz decidiu a favor da mídia e ordenou que a rede social entregasse, dentro de dois meses, dados comerciais que permitiriam avaliar a receita que a plataforma obtém com seu conteúdo.

VEJA MAIS

image 'X' voltou no Brasil: Bloqueio segue em vigor, diz STF
Usuários também relataram que receberam notificações de contas que nem sequer seguem com conteúdos contrários ao ministro Alexandre de Moraes

image X realiza depósito em conta errada, e Moraes manda empresa regularizar pagamento
Ministro já havia pedido uma comprovação do pagamento nesta sexta-feira (4/10)

image 'X' trabalha com governo brasileiro para desbloqueio oficial da plataforma, diz representante
Após ser banido no país, a rede social de Elon Musk busca retomar suas operações no Brasil, mas enfrenta desafios legais

A rede social X (ex-Twitter) “não cumpriu” a decisão até o momento, “demonstrando assim seu desejo invariável de fugir de suas obrigações legais”, denunciaram os jornais para justificar a nova ação legal. Contatado pela AFP, o advogado do "X' não quis comentar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO