CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Gregos marcham contra planos de reforma de novo governo

Navios ficam atracados nos portos, trens ficam parados e serviços bancários são interrompidos durante a greve de 24 horas

Reuters
fonte

Trabalhadores do setor privado da Grécia deixaram seus postos nesta quarta-feira (2) e marcharam pelas ruas de Atenas para protestar contra reformas trabalhistas planejadas pelo novo governo conservador que dizem que enfraquecerão os sindicatos e limitarão seu direito de entrar em greve.

Navios ficaram atracados nos portos, trens ficaram parados e serviços bancários foram interrompidos durante a greve de 24 horas, a segunda paralisação nacional em uma semana.

Sindicatos do setor público fizeram greve contra reformas trabalhistas na semana passada e interromperam o trabalho durante algumas horas nesta quarta-feira.

Milhares de professores, trabalhadores da mídia e dos bancos, empregados municipais e portuários, pensionistas e estudantes marcharam pacificamente até o Parlamento perto do meio-dia.

O governo do primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, pretende mudar algumas regras básicas sobre como as greves podem ser declaradas, permitir algumas alterações em acordos salariais coletivos e criar um registro de sindicatos, que por sua vez acusam o governo de tentar controlá-los ou enfraquecê-los.

Mitsotakis disse que os sindicalizados que convocaram a greve estão alienados da realidade e que as propostas governamentais foram concebidas para tornar a tomada de decisões sobre ações industriais mais inclusiva.

"Mais uma vez, os poucos em greve estão incomodando os muitos", escreveu Mitsotakis em uma postagem no Facebook.

Nos últimos anos, o comparecimento às manifestações foi baixo, principalmente devido à fadiga de anos de uma crise que levou a três pacotes de socorro financeiro internacional em troca de cortes nas pensões e salários, aumentos de impostos e reformas trabalhistas impopulares.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO