85% da população africana não recebeu nenhuma dose da vacina contra Covid, diz OMS

Outro desafio é a subnotificação, que impede uma análise acurada do cenário da pandemia no continente

O Liberal
fonte

Cerca de 85% da população da África não recebeu nem sequer uma dose do imunizante contra a Covid-19. Essa é a região menos vacinada do mundo, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta (10). As informações são da Reuters, divulgadas pela Folha de São Paulo.

Segundo a OMS, a taxa de não vacinados da região supera em três vezes a de não imunizados na América do Sul, onde 20% da população não recebeu a primeira dose da vacina, por exemplo.

Também é superior à porcentagem daqueles que ainda não se imunizaram em todas as outras regiões: Ásia (29%), América do Norte (30%), Europa (33%) e Oceania (35%). Os dados são do Our World in Data.

VEJA MAIS

image Covid-19: Saiba onde se imunizar na grande Belém nesta quinta-feira (10/2)
Vacinação ocorre para crianças, adolescentes e adultos na maioria dos municípios.

image Covid-19: Santa Bárbara vacina apenas crianças de 5 a 11 anos nesta quinta (10/02)
O calendário semanal de imunização só retornará na próxima semana. Apenas crianças com idade de 5 a 11 anos vão receber a vacina contra a covid-19 em Santa Bárbara

image Com baixa procura, Santarém tem apenas 12% do público infantil vacinado contra a covid-19
A estimativa para a faixa etária é de 42.326 mil pequenos entre 5 e 11 anos no município.

A botsuanesa Matshidiso Moeti, diretora-geral da OMS na África, disse que a resposta do continente à pandemia melhorou ao longo do tempo, com ondas de contágio sendo mais curtas do que eram inicialmente. A vacinação, porém, segue limitada.

Outro desafio é a subnotificação, que impede uma análise acurada do cenário da pandemia no continente. O número de infecções por Covid na África pode ser sete vezes mais do que os dados oficiais sugerem, enquanto o de mortes pode ser de duas a três vezes superior, estima a OMS.

Em comunicado recente, o escritório regional da organização na África disse que o maior gargalo não está mais na escassez de vacinas. O continente teria recebido mais de 587 milhões de doses até agora, sendo a maior parte por meio do mecanismo Covax e de acordos bilaterais, montante que poderia imunizar parcialmente pouco menos da metade da população. A dificuldade, então, estaria em promover a rápida aplicação das doses. Atualmente, 6 milhões são vacinadas a cada semana no continente, em média. O número precisa chegar em 36 milhões para que a África possa alcançar a meta global de 70% da população imunizada. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO