CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Morre aos 74 anos George Brown, baterista da banda funk Kool and the Gang

Ele lutava contra um câncer no pulmão e falece em casa, em Los Angeles (EUA)

O Liberal
fonte

"Celebration", um hit da banda funk Kool and the Gang, fez história nas festas em Belém nos anos 80. E essa música vai sempre lembrar o baterista da Kool, George Brown, que faleceu aos 74 anos de idade, na quinta-feira (16), em sua casa, em Los Angeles (EUA). A informação foi divulgada pela sua gravadora, a Universal Music.

Além dessa composição, ele também é dono dos hits "Ladies Night" e "Jungle Boogie".

O músico enfrentava um câncer pulmão.

VEJA MAIS

image Um ano sem Gal Costa: Caetano Veloso diz que é 'impossível aceitar' a partida da cantora
Cantor baiano usou as redes sociais para relembrar a perda da amiga, considerada uma das principais vozes da MPB

image Cantor de forró morre após ser picado por aranha e rosto começar a escurecer
O cantor de forró Darlyn Moraes foi internado, mas não resistiu; filha de 18 anos também está internada por conta de picada

image Michael Jackson pode virar réu por pedofilia, 14 anos após sua morte
Dançarino Wade Robson disse ter sido molestado pelo cantor quando tinha entre sete e 14 anos

CARREIRA 

"Funky", como era conhecido na banda, era um dos sete amigos de Jersey City, Nova Jersey, que em 1964 formaram um grupo instrumental de jazz e soul, o Jazziacs. Entre os integrantes figuravam Robert "Kool" Bell no baixo, o irmão Ronald Bell nos teclados e Charles Smith na guitarra. Com informações do site Terra.

Até chegar a ser a Kool & The Gang, a banda recebeu diversos nomes, como New Dimensions, Soul Town Band e Kool & the Flames. Os músicos assinaram com a De-Lite Records e lançaram um primeiro álbum totalmente instrumental em 1970. No entanto, depois de três anos, o sucesso veio com a mistura de jazz e funk e, ainda, os primeiros vocais na faixa "Jungle Boogie", uma referência para as gerações posteriores, da era do acid jazz. Em 1974, "Hollywood Swinging" , novo sucesso da banda, que após uma entressafra em busca da identidade musical, adotou de vez o funk, em 1979, com os hits "Ladies Night" e 

O sucesso veio três anos depois, quando começaram a misturar jazz e funk, incluindo seus primeiros vocais na faixa "Jungle Boogie", que virou hit e um funk bastante influente para as gerações posteriores, da era do acid jazz. Eles repetiram a dose em 1974, com "Hollywood Swinging", e após uma entressafra em busca de sua identidade musical, voltaram 100% funk em 1979 com "Ladies Night", um de seus maiores sucessos, só superado pelo hit de 1980 "Celebration". Outras faixas conhecidas da banda incluem "Funky Stuff", "Get Down on It", "Fresh", "Cherish" e "Too Hot".

A batida característica do baterista nas primeiras gravações de Kool & the Gang foi fortemente sampleada por artistas como Beastie Boys, Jay-Z, Madonna, Janet Jackson, Cypress Hill, P. Diddy e The Killers. Ele se dizia "totalmente honrado" com a frequência com que sua música era reutilizada por artistas das novas gerações.

 

"Jungle Boogie",

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!