IPTU em Curitiba, Paraná: como consultar, como pagar e como emitir a 2ª via
IPTU 2023 em Curitiba tem desconto ampliado para pagamento à vista, de 4% para 10%

Foi divulgado os prazos e regras do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Curitiba, Paraná. Este ano, o desconto no pagamento do valor integral à vista foi ampliado, passando de 4% para 10%. O imposto poderá ser parcelado em 10 vezes, com vencimento no dia 20 de cada mês a partir de abril, diferente dos anos anteriores, quando o prazo começava em fevereiro. Confira o cronograma das parcelas.
- 1ª parcela - 20 de abril
- 2ª parcela - 20 de maio
- 3ª parcela - 20 de junho
- 4ª parcela - 20 de julho
- 5ª parcela - 20 de agosto
- 6ª parcela - 20 de setembro
- 7ª parcela - 20 de outubro
- 8ª parcela - 20 de novembro
- 9ª parcela - 20 de dezembro
- 10ª parcela - 20 de janeiro de 2024
Os carnês estarão disponíveis no site da prefeitura e serão distribuídos pelos Correios a partir do dia 3 de abril. Saiba como consultar, como pagar e como emitir o IPTU 2023 em Curitiba.
VEJA MAIS
Como emitir carnê/boleto do IPTU 2023 de Curitiba?
Os boletos com todas as parcelas do IPTU 2023 estarão disponíveis a partir do dia 3 de abril por meio do site da Prefeitura Municipal de Curitiba ou pelo aplicativo ‘Curitiba App’, disponível para Android e iOS. Nessa mesma data, o carnê da primeira parcela e para pagamento à vista começa a ser distribuído pelos Correios.
Outra opção é fazer a retirada presencialmente, nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento disponíveis nas dez Ruas da Cidadania de Curitiba. O horário de atendimento é sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
Como emitir o boleto do IPTU 2023 de Curitiba pelo aplicativo?
O aplicativo 'Curitiba App', disponível desde 2019, é uma opção rápida e fácil na hora de gerar o carnê do IPTU 2023. O aplicativo está disponível para iOS e Android. Para emitir o documento é necessário ter em mãos o número da Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, presentes no IPTU do ano anterior, e o CPF do contribuinte.
Após fazer o acesso, basta ir no menu do IPTU e adicionar o imóvel, mas caso não seja a primeira vez, não é preciso adicionar novamente. Na sequência, selecione a opção 'Consultar Parcelas' e 'Gerar todas as parcelas' se quiser emitir todas de uma vez.
O contribuinte pode escolher imprimir, salvar em PDF ou copiar o número do código de barras para realizar o pagamento.
Como emitir o boleto do IPTU 2023 de Curitiba pelo site?
Para gerar o carnê pelo site da Prefeitura Municipal de Curitiba, basta ir na opção IPTU na página inicial. Irá abrir uma nova janela com várias opções e informações, clique na opção 'IPTU - Consulta de Débitos pela Internet' e 'Serviços Online'.
Para consultar o débito, é preciso ter em mãos o número da Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além de informar o CPF/CNPJ do contribuinte ou o Código do Convênio. Após o acesso, basta selecionar a opção de gerar as percelas.
Como pagar o IPTU 2023 de Curitiba?
O pagamento do boleto digital ou impresso pode ser realizado pelo internet banking, caixas eletrônicos e agências dos bancos conveniados com a Prefeitura de Curitiba.
- Ailos;
- Bradesco;
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú;
- Mercantil;
- Santander;
- Sicredi;
- Sicoob.
O imposto também pode ser pago por cartão de crédito ou débito. Já na opção de débito automático, o vencimento da primeira parcela é no dia 28 de abril. As demais parcelas serão no dia 20 dos meses seguintes. A solicitação de débito automático pode ser feita diretamente no banco do contribuinte, 30 dias antes do vencimento da primeira parcela.
O que é IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é obrigatório e cobrado de proprietários de imóveis construídos dentro de uma área urbana, seja comercial ou residencial. O tributo é estabelecido pela prefeitura do município, quem fica responsável por definir os critérios de cobrança.
(*Hannah Franco estagiária sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA