MENU

BUSCA

Retração gengival: veja as causas e o tratamento

Doença bucal está associada à placa bacteriana e ao mau alinhamento dos dentes

A retração ou recessão gengival trata-se da redução do espaço de cobertura do dente pela gengiva, ocasionando a exposição da raiz dentária. Geralmente, este problema é causado pela combinação de infecção bacteriana e mau alinhamento dos dentes.

Segundo a dentista especialista em endodontia, periodontia e harmonização orofacial da Uniodonto Belém, Rosana Moura Simões, a retração gengival pode afetar um dente, um grupo de dentes ou ocorrer de forma generalizada.

“A causa da doença geralmente é multifatorial e sempre está associada à placa bacteriana, sendo mais frequente em casos de mau alinhamento, escovação errada, oclusão traumática, inserção de alta de freios e bridas, espessura gengival, pressão labial, pressão dos lábios e língua”, explica.

A especialista destaca que a retração é encontrada com frequência na odontologia. “Clinicamente apresenta-se pela raiz do dente exposta, causada pelo deslocamento da posição da gengiva em relação à junção amelo-dentinária”, afirma.

VEJA MAIS

Confira 8 sintomas que podem indicar câncer bucal
Doença é o sexto tipo mais frequente em homens na região Norte

Entenda a importância do cálcio para a saúde bucal
Mineral atua na construção e manutenção de dentes fortes

Férias escolares: confira os riscos de acidentes odontológicos com crianças
Especialista alerta sobre cuidados com traumas dentários e primeiros socorros

Tratamento

De acordo com a dentista, hoje em dia, há tratamentos para a doença, como o enxerto gengival, que resolve ou minimiza o problema. “Porém, o correto é prezarmos pela saúde periodontal do nosso paciente para que não haja recessão”, acrescenta Rosana Moura.

Clique aqui e saiba mais sobre a doença.

Uniodonto