Saúde bucal: afinal, o que causa o tártaro?
Má higiene bucal e excesso de açúcar são os principais causadores do tártaro

O tártaro é uma evolução da placa bacteriana que não foi removida dos dentes. Quando não tratado, esse problema aumenta os riscos de inflamações e sangramento gengivais, perda óssea, aparecimento de cárie, além da perda dos dentes e comprometimento estético, pois os dentes ficam manchados.
Segundo o especialista em periodontia, Erich Brito Tanaka, que é cooperado da Uniodonto Belém, o mau hábito de higiene oral e alimentação com excesso de açúcar e carboidratos são os principais causadores do tártaro.
“Isso já é o suficiente para que as bactérias, já existentes na boca, se proliferem ao ponto da placa bacteriana começar todo esse processo. Portanto, todos nós estamos suscetíveis a doença”, explica o dentista.
VEJA MAIS
Como evitar a formação do tártaro?
O dentista informa que, basicamente, existem duas formas de evitar e tratar o aparecimento da doença. A primeira maneira é ir regularmente ao dentista ou procurar um especialista na área, que é um periodontista, para realizar a limpeza dos dentes.
“A outra e mais importante é fazer uma boa higiene oral diariamente, pois os riscos diminuem de forma drástica se você for um bom controlador de placa bacteriana”, ressalta Erich Brito.
Para que ocorra o diagnóstico correto dessa e de outras doenças bucais, é necessário realizar consultas com um dentista. Clique aqui e saiba mais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA