Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Lente de contato dental: confira 5 dicas para mantê-la saudável

Saiba quais hábitos são fundamentais para as lentes estarem sempre bonitas e sadias

As lentes de contato dentais surgiram na odontologia estética como uma ferramenta que proporciona resultados excelentes para quem busca um sorriso perfeito.

Lentes são facetas ou lâminas com 1 mm de espessura ou menos, produzidas em cerâmica ou resina composta. Elas são aderidas aos dentes e o uso é indicado para a correção de alterações na coloração, tamanho e formato além de pequenas correções de mau posicionamento dos dentes da linha do sorriso.

Segundo o cirurgião-dentista, Manuel de Almeida Moreira Neto, que é cooperado da Uniodonto Belém, para que o resultado desse procedimento tenha uma longa duração existem alguns cuidados indispensáveis.

“Primeiramente, e que considero o mais importante, diz respeito à manutenção da saúde gengival, afinal de contas, de nada adianta ter um belo sorriso, mas as gengivas doentes. Neste contexto é fundamental realizar a higiene diária através da escovação e uso de fio dental, além, claro, de visitar regularmente seu dentista”, explica o profissional, que também é especialista em prótese dental.

Outra orientação é evitar hábitos prejudiciais à integridade estrutural das lentes, como roer unhas, quebrar gelo e abrir embalagens com os dentes ou morder objetos como canetas e tampinhas. “Ainda neste ponto, destaco a importância do uso de protetores dentais em caso de prática de esportes radicais ou artes marciais para evitar acidentes”, completa o dentista cooperado.

Caso o paciente sofra de bruxismo (hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono) é importante usar protetores noturnos para revestir os dentes e proteger o sistema articular e muscular da boca.

O cirurgião dentista cooperado Manuel Neto reforça que além da higiene bucal, o paciente deve evitar hábitos que prejudiquem a integridade estrutural da lentes (Arquivo Pessoal)

Para conservar a estética externa das lentes, os principais cuidados são não fumar e não abusar da ingestão de alimentos muito ácidos e com corantes fortes para evitar manchas e opacidade nas peças. “Na hora de higienizar, deve-se evitar o uso de escovas dentais com cerdas duras e não utilizar materiais abrasivos como o bicabornato de sódio ou pedra-pome”, orienta Manuel Neto.

A implantação de lentes de contato é um procedimento definitivo, uma vez que é necessário o desgaste dos dentes, em vários níveis, para a colocação das peças. No entanto, sua duração média pode variar para mais ou para menos, conforme os cuidados aplicados pelo paciente diariamente. “Em algum momento as lentes terão que ser substituídas, de maneira individual ou total, porém seguindo estas dicas é possível adiar isso ao máximo”, afirma.

Para saber mais sobre os serviços da Uniodonto Belém e encontrar profissionais conveniados, clique aqui.

Palavras-chave

Uniodonto
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!