CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Saiba quais doenças cardiológicas mais ameaçam o coração

Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doença coronariana são alguns dos problemas que prejudicam o sistema cardiovascular

Ana Paula Gama
fonte

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil. Cerca de 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano, em decorrência dessas enfermidades.

O cardiologista Antônio Travessa explica que Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca são as principais causas de morte no território Brasileiro. As mulheres são as maiores vítimas.

image Cardiologista Antônio Travessa revela que as mulheres são mais acometidas por doenças do coração (Divulgação/Unimed Belém)

“Hoje, no Brasil, a cada dez infartos, seis ocorrem em mulheres e quatro em homens. Isso pode ser atribuído aos problemas de estresse e triplas jornadas de trabalho, fazendo com que as mulheres sejam mais acometidas”, revela o médico, que também é diretor da Unimed Belém.

Segundo o cardiologista, os principais fatores de riscos para as doenças cardiovasculares são: hipertensão, colesterol alto, tabagismo e diabetes.“A hipertensão tem poucos sintomas. Então, a pessoa que é hipertensa não pode relaxar e deixar de tomar a medicação, pois a falta de continuidade no tratamento pode provocar um AVC”, comenta Travessa.

VEJA MAIS

image 5 dicas para cuidar bem da saúde do seu coração
Doenças cardiovasculares são líderes de mortalidade no Brasil

Prevenção

Para prevenir doenças no coração é importante investir em uma rotina saudável, além de ficar atento aos fatores hereditários, que podem provocar diversos problemas na saúde.

“A nossa vida tem que ter meta e também deve ser assim quando se trata de saúde. A pressão arterial não pode ser maior que 140 por 90, o colesterol não pode ser superior a 200 e o açúcar no sangue não pode passar de 100. O ideal é fazer uma avaliação do estado de saúde uma vez por ano”, orienta o cardiologista.

A Unimed Belém possui vários especialistas em doenças cardiovasculares, que atendem os beneficiários do plano de saúde com agilidade e eficiência. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e ouça o podcast Saúde em Pauta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Unimed
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!