Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Cooperativas de crédito: como funcionam? Vale a pena se associar?

Instituições financeiras oferecem taxas justas e diversas modalidades de crédito

Ana Paula Gama

As cooperativas de crédito são instituições financeiras que têm um modelo de negócios com características singulares, onde o cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário dos produtos financeiros que elas oferecem. Portanto, se associar ao cooperativismo de crédito significa investir no próprio negócio.

Diante deste cenário, o resultado positivo das operações financeiras realizadas é distribuído de forma proporcional entre os cooperados que ocasionam esse resultado.

Além disso, as cooperativas de crédito, como a Sicoob-Coimppa, são fiscalizadas e supervisionadas pelo Banco Central, contando com a mesma garantia dos grandes bancos: um Fundo Garantidor que assegura os recursos de seus associados mantidos na instituição financeira, dentro de limites pré-estabelecidos.

 

A gerente-geral da Sicoob-Coimppa, Martha Benathar, destaca os benefícios oferecidos aos cooperados da instituição financeira (Divulgação/Sicoob)

De acordo com a gerente-geral da Sicoob-Coimppa, Martha Benathar, o usuário de produtos financeiros pode aderir aos produtos específicos de crédito, como cartão de crédito, crédito consignado e financiamentos. Além disso, é possível realizar investimentos em Recibo de Depósito Cooperativo (RDC), previdência privada, seguros e consórcio.

“O cooperado, individualmente, ao investir em uma cooperativa garante sua própria economia na contratação de produtos financeiros, seja crédito ou serviço, porque trabalhamos com taxas justas. Além disso, ele tem a sua rentabilidade garantida nos investimentos”, explica.

VEJA MAIS

Cooperativas de crédito investem no crescimento de pequenos empreendedores
Instituições financeiras realizam empréstimos com taxas de juros mais justas

Vantagens

No Pará, a cooperativa de crédito Sicoob-Coimppa oferece diversos benefícios aos cooperados. Além da precificação de produtos e taxas justas, a instituição financeira oferece atendimento personalizado, seja presencialmente ou pelos canais de comunicação.

“Nossos gerentes e assistentes estão preparados para orientar financeiramente o cooperado, visando sempre a melhor opção financeira para ele”, ressalta Martha Benathar.

Confira, a seguir, as facilidades oferecidas pela Sicoob-Coimppa:

1. Crédito consignado automático rápido;

2. Comodidade de realizar autoatendimento pelo celular através do aplicativo Sicoob, que garante acesso aos serviços de conta corrente, são eles: consulta de saldo; pagamentos; investimentos e resgates; operações de crédito; gerar boletos; recarga de celular; transferências; entre outros serviços financeiros disponíveis;

3. Acesso à gama de serviços financeiros pela internet, por meio dos terminais de autoatendimento Sicoob;

4. O cooperado realiza todas as suas transações financeiras gratuitamente pelo aplicativo;

5. Realização de saques nos terminais de autoatendimento do banco 24 horas;

6. Comunidade de negócios exclusiva para anunciar e conferir os produtos e ofertas disponíveis por região diretamente no aplicativo Moob;

7. Cursos com emissão de certificado através da plataforma “Universidade”, cujos temas abrangem questões financeiras, planejamento de carreira, educação sustentável e cooperativismo;

8. Crédito consignado Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rápido para não cooperados.

Linhas de crédito

A gerente-geral revela que o portfólio de crédito da Sicoob-Coimppa contempla tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica, com várias modalidades de crédito e sempre primando pela justa precificação das taxas.

“A linha de crédito pessoal conta com as seguintes modalidades: empréstimo pessoal; crédito pessoal automático; crédito com garantia de imóvel residencial; antecipação de 13º; antecipação de Imposto sobre a renda retido na fonte (IRRF); antecipação de férias e cheque especial”, elenca a profissional.

Quer ser cooperado da Sicoob-Coimppa?

A instituição financeira também oferece linhas consignadas e diversos tipos de financiamento.

Expansão

O Sicoob expandiu sua rede de atendimento pelo Brasil e hoje já são 2.070 municípios atendidos por cooperativas, o que significa a ampliação do número de pessoas atendidas pelo cooperativismo.

Para se tornar um cooperado da Sicoob-Coimppa, seja pessoa física ou jurídica, é preciso apresentar os documentos necessários para realizar o cadastro, que pode ser feito de forma presencial na Cooperativa ou pelo aplicativo, opção disponível apenas para Pessoa Física. Clique aqui e confira o estatuto social da cooperativa.

Sicoob
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!