CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programa 'A União Faz a Vida' celebra 30 anos com mais de 5 milhões de estudantes impactados

Presente em 15 estados do Brasil, a iniciativa da Fundação Sicredi se firma como referência em educação cooperativa e formação cidadã

Conteúdo sob responsabilidade do Sicredi
fonte

Criado em 1995, o programa A União Faz a Vida, completou 30 anos na última quinta-feira (17). Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento dos princípios de cooperação e cidadania e com uma metodologia própria que é desenvolvida por meio de projetos cooperativos, o programa promove uma aprendizagem ativa atuando diretamente em escolas públicas e privadas, impactando mais de 5 milhões de crianças e adolescentes até hoje.

“É com muita alegria e orgulho que comemoramos essas três décadas de atuação do programa A União Faz a Vida. Desde sua criação, com o envolvimento das escolas, educadores e assessores pedagógicos junto com as cooperativas locais, conseguimos promover mudanças significativas na educação das comunidades onde atuamos. Os relatos pessoais são a melhor medida do impacto dessa iniciativa ao longo do tempo”, destaca Romeo Balzan, superintendente de cooperativismo da Fundação Sicredi

VEJA MAIS

image Sicredi tem maior índice de recomendação entre instituições financeiras, revela pesquisa
Levantamento da CardMonitor também analisou os principais atributos dos cartões de crédito no País

Com o mote “30 anos de descobertas, 30 anos de história pra contar”, as celebrações terão diversas ações no decorrer do ano, entre elas o concurso “Qual nome é a minha cara?”, que foi recentemente lançado e convida as instituições de ensino participantes do A União Faz a Vida a sugerirem um nome para a mascote — uma abelha, símbolo de união e cooperação. O resultado será divulgado em novembro, durante o Summit Nacional de Cooperativismo promovido pela Fundação Sicredi. 

Fazendo a diferença  

O programa, que iniciou no município de Santo Cristo (RS), cresceu e nestas três décadas milhares de estudantes em conjunto com os professores e comunidade educativa realizaram expedições investigativas e desenvolveram projetos a partir das suas curiosidades, relacionando as aprendizagens com a vida. 

Presente em 15 estados brasileiros, ao longo desse período já impactou positivamente 5,3 milhões de crianças e adolescentes, envolveu 250 mil educadores e alcançou 4,9 mil escolas em mais de 780 municípios. 

Com valores essenciais como o diálogo, justiça, solidariedade e respeito à diversidade, a abordagem pedagógica é centrada em projetos cooperativos, que estimulam o pensamento crítico, a escuta ativa e o protagonismo. Além disso, todos os integrantes do projeto se engajam e participam ativamente, sejam eles estudantes, profissionais da educação, pais ou comunidade. Uma verdadeira Rede de Compromisso que valoriza cada pessoa que faz parte do programa.

Fundação Sicredi  

A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi.

Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!