CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeitura de Belém realiza ações para fomentar a gastronomia e o turismo na capital e nas ilhas

Entre as ações realizadas estão os projetos Gastronomia das Ilhas e Boulevard da Gastronomia

Marina Pereira
fonte

Conhecida por seus cheiros e sabores, a capital paraense é famosa mundo afora em razão de sua encantadora gastronomia. Em 2015, a cidade recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de ‘Cidade Criativa da Gastronomia’ que faz referência à história, à cultura e à identidade presentes na Amazônia, especialmente em Belém. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Belém, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Administração de Área Metropolitana de Belém (Codem) e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), segue implementando ações como o Festival Gastronomia das IIhas e o projeto Boulevard da Gastronomia.

Gastronomia das Ilhas

O festival visa fomentar a gastronomia, turismo e artesanato da região de forma sustentável, valorizando a cultura paraense, com a realização de um circuito gastronômico nas ilhas do Mosqueiro, Outeiro, Combu e no distrito de Icoaraci. 

O projeto Gastronomia das Ilhas é um dos eventos da atual gestão municipal e garante a cada edição importante visibilidade internacional à cidade, por meio da Rede de Cidades Criativas da Unesco, da qual Belém faz parte desde 2015. A rede é composta por cerca de 180 cidades de 72 países.

image Autoridades municipais na abertura do festival Gastronomia das Ilhas: diretor-presidente da Codem, Lélio Costa (ao microfone), Maikenn Costa (Arout), Michael Corrêa (DDN-Codem) e Luiz Rodrigo Neves, vice-presidente da Codem) (Thyangle Produtora)

“O Gastronomia das ilhas é um sucesso aqui em Belém, as pessoas têm a oportunidade de realmente desfrutar da riqueza cultural e ambiental que as ilhas têm. Nós percebemos que não é só a gastronomia em si, mas o projeto envolve iniciativas culturais, artísticas, artesanais que são produzidas nas regiões, que dialogam com o conceito da sustentabilidade. O projeto é pensado na perspectiva da formação que as pessoas precisam ter em torno da gastronomia, principalmente acerca da qualificação e capacitação”, detalha o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa. 

VEJA MAIS

image Novo portal da Prefeitura de Belém oferece agilidade aos serviços municipais
Plataforma Agiliza Belém garante a participação popular na gestão municipal

image Prefeitura de Belém incentiva os microempreendedores
Nos últimos dois anos, órgão municipal realizou diversas ações para os pequenos empreendedores

Boulevard da Gastronomia

Outro presente da gestão municipal para cidade de Belém é o Boulevard da Gastronomia. O projeto arquitetônico deve mudar a paisagem da praça dos Estivadores, no bairro da Campina, e transformar o lugar em um grande corredor gastronômico na capital, no perímetro que vai da avenida Presidente Vargas até a travessa Padre Prudêncio. 

“O Boulevard da Gastronomia significará um grande projeto de requalificação do centro histórico da cidade. O projeto de requalificação implica em mudanças urbanísticas. As pessoas passarão a usar como um espaço simbólico da gastronomia, consolidando o título que Belém recebeu da Unesco, de Cidade Criativa da Gastronomia”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.

O projeto é um investimento da Prefeitura de Belém, em parceria com os empresários da área do Boulevard Castilho França, para desenvolver o turismo, a gastronomia e recuperar uma parte do Centro Histórico. O valor do investimento é de mais de R$ 5 milhões. 

“O Boulevard da Gastronomia é uma obra de infraestrutura que irá dialogar com o centro da cidade. Ao mesmo tempo com a Estação das Docas e vários empreendimentos e empreendedores que têm feito grandes aportes financeiros em torno da gastronomia. É uma arquitetura que incorpora, além da boa gastronomia, os espaços de diálogos, encontros e lazer. Será um espaço atrativo aos turistas, mas que chamará a atenção de toda a cidade”, explica Lélio Costa. 

Segundo o secretário municipal de urbanismo, Deivison Alves, a obra, iniciada em outubro de 2022, já está avançada em mais de 20% e a previsão é que seja entregue até o final de 2023. 

“Entre os pontos que estão avançados podemos citar o calçamento que já está em fase final. Estamos fazendo a preservação da gola das árvores e seguimos fazendo toda a tubulação e iluminação. O próximo passo é começar a trabalhar o paisagismo e o fechamento total da via, com pisos em ladrilho hidráulico para preservar o que temos de patrimônio histórico e deixar pronto para o projeto”, explica o secretário.

“Ficando um espaço bem mais tratado e bonito a movimentação aqui em nosso centro histórico, principalmente de turista, vai melhorar muito”, reforça a assistente administrativa Kátia Torres, que trabalha próximo à obra.

Para saber essas e outras ações da prefeitura da nossa gente, clique aqui

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Prefeitura de Belem
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!