2° EPPC e 3° SECOOPEX iniciam nesta segunda (3), em Castanhal
Pesquisadores do cooperativismo estão reunidos em três dias para debater sobre esse modelo de negócio

Com uma programação voltada para debates e apresentações de pesquisas científicas em que o cooperativismo é a temática principal, o 2° Encontro Paraense de Pesquisadores do Cooperativismo e 3° Seminário de Cooperativismo e Extensão Rural da Amazônia Paraense tem início nesta segunda-feira (3) e vai até quarta-feira (5), no campus do Instituto Federal do Pará Castanhal. O encontro acadêmico é uma iniciativa do SESCOOP/PA com o IFPA, em parceria com o Sistema OCB/PA, a UFPA e a UFRA. INCUBTEC, COAMA, GECOOPES, UIESAL e o CNPq também são apoiadores do evento.
Com o tema “Inovação e Pesquisa: Desenvolvendo o Cooperativismo Paraense”, o evento teve quase 50 trabalhos aprovados que serão apresentados nas modalidades de comunicação oral e pôster durante os três dias, seguindo as áreas temáticas:
- Inovação no Contexto Cooperativista;
- Governança e Controladoria em Cooperativas;
- Gestão Social: Economia Solidária e Agricultura Familiar;
- Tecnologias Sustentáveis e Gestão de Recursos Naturais;
- Desenvolvimento Rural e Tecnologias Agroalimentares;
- Economia Social e Cooperativismo nos Territórios Rurais.
VEJA MAIS
Os três primeiros colocados de cada modalidade irão ser premiados. O terceiro lugar ganhará um kit de livros sobre o cooperativismo do Sistema OCB/PA; o segundo lugar receberá um kit de produtos do Empório Cooperativista, com produtos de várias cooperativas do Estado e o primeiro lugar tem a participação garantida no 7° Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo em Brasília, em setembro, com passagem e hospedagem pagas.
O objetivo primordial é incentivar e divulgar resultados e produção de conhecimento sobre o movimento cooperativista, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar pesquisas realizadas na área e participar de círculos de diálogos temáticos. Também durante o evento ocorrerá a apresentação da 3ª Feira de Negócios do Cooperativismo (FENCOOP) e do XVI SICOOPES & VII FECITIS.
“O EPPC é a vitrine científica do cooperativismo, onde alunos e professores, de universidades públicas e privadas, divulgam resultados que estão sendo gerados a respeito do tema aqui no estado. Além disso, o evento sai da bolha acadêmica e externaliza os conhecimentos para a sociedade, mostrando o quão está sendo importante essas pesquisas para o desenvolvimento do cooperativismo”, conta Melize Borges, coordenadora do evento.
Confira a programação completa:
Segunda-feira (03/04)
9h: Abertura
10h15: Painel Central com as temáticas: Governança e Controladoria em Cooperativas; Inovação no Contexto Cooperativista e Pesquisa em Cooperativismo
14h: Apresentação dos trabalhos e oficinas autogestionárias
Terça-feira (04/04)
8h30: Círculos de Diálogos – Desafios e Avanços no Processo de Agroindustrialização em Cooperativas; Perspectivas do Cooperativismo do Ramo Agropecuário; Desafios e Perspectivas de ATER para o Cooperativismo e Cooperativismo, Redes de Comercialização e Mercados Institucionais
14h: Apresentação dos trabalhos e oficinas autogestionárias
Quarta-feira (05/04)
9h: Solenidade de encerramento
Apresentação da 3°FENCOOP
Lançamento do XVI SICOOPES & VIII FECITIS
Lançamento do Programa de Bolsas
Premiações dos trabalhos em 1°, 2° e 3° lugar.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA