CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

4 dicas para não errar na hora de comprar a carne

Especialista alerta indícios de cor, textura e odor para garantir peças de carne com qualidade

Marina Pereira
fonte

Seja no almoço do dia a dia ou para preparar aquele famoso churrasco de domingo, a verdade é que o brasileiro não abre mão de uma boa peça de carne. Segundo uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) realizada em 2018, a carne está presente no cardápio de 81% das famílias brasileiras. 

Para esta parcela da população, o grande desafio está na hora de escolher a carne para comprar. Afinal, é difícil identificar a qualidade das peças expostas sem a orientação de um profissional. 

VEJA MAIS

image Churrasco: 5 dicas para assar uma carne perfeita
Chef de cozinha detalha sobre dicas para um churrasco perfeito

image Blends de carne para hambúrguer ganham grande destaque
Confira as principais dicas para usar essa técnica

image O assador e pitmaster, Ruy Lobato, detalha dicas valiosas para a compra da carne. (Marcus Anthilles)

O assador e pitmaster, Ruy Lobato, reuniu dicas importantes para não errar na compra da carne e evitar o desperdício de dinheiro e o consumo de carnes de qualidade duvidosa. Confira:

1- Atenção na cor, cheiro e textura

A aparência da carne diz muito sobre a sua qualidade e indica se ela está estragada. O especialista alerta para a observação de características como cor, cheiro e textura antes de comprar a peça.

“A cor, o cheiro e a textura são indicativos de uma carne que não tem uma procedência boa ou que está mal condicionada. Uma coloração para um tom lilás já é um sinal de uma carne que não está apta para o consumo. A dica é:  dê preferência para carnes que estão na cor vermelha, uma cor com aparência mais saudável”, comentou Ruy.

2- Fique atento à data de validade

A data de validade, apesar de muitas vezes passar despercebida, é outro importante indicativo da qualidade da carne. O assador indica sempre a verificação de todos os dados contidos na etiqueta de validade.

"No caso das carnes que são vendidas nos supermercados atacadistas e que são embaladas à vácuo, é muito importante estar atento às informações do rótulo. Outra dica legal é optar pela compra em dias que o estoque de carne é abastecido, as chances de consumir uma carne fresquinha são maiores”, explicou. 

3- Observe a temperatura de armazenamento

Carnes bovinas devem ser armazenadas em temperaturas abaixo de 7 graus para preservar suas propriedades originais e mantê-las frescas. De acordo com o pitmaster, é fundamental observar se as peças estão conservadas em um expositor refrigerado.

"Outro ponto que merece atenção é o armazenamento e a manipulação dessas peças, a carne precisa  estar conservada num expositor refrigerado, se estiver, é um ponto positivo para uma carne com boa procedência e para um estabelecimento que tem a preocupação com a qualidade”, alertou.

4- Repare na higiene do local de compra

Por último, o assador deixa uma dica valiosíssima, que é a higiene do local de compra. Ele chama a atenção para a limpeza do açougue e para os equipamentos de EPIs dos funcionários.

“A higiene é fundamental e interfere diretamente na qualidade das carnes, e pode ter consequências mais graves, podendo ocasionar em situações de intoxicação alimentar. Por isso, é indispensável ter atenção à higiene do açougue e reparar se os funcionários que lidam diretamente com as carnes utilizam luvas e toucas.pare na higiene local”, completou.

No Pará, o frigorífico Mafrinorte, disponibiliza para os melhores supermercados e açougues peças de carne com qualidade e sabor garantidos. Para saber mais, clique aqui.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mafrinorte
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!