CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Odontopediatria: confira as dicas da Labodental

Acompanhamento do especialista é importante para prevenir problemas bucais que podem surgir a partir da falta de cuidados nos primeiros anos de vida

Ana Paula Gama
fonte

Atender crianças requer cuidados especiais e paciência por parte do dentista, pois geralmente os meninos e meninas têm medo desse tipo de consulta. Para tornar esse momento tranquilo, é importante que o odontopediatra utilize recursos lúdicos que possibilitem uma experiência positiva no consultório. A Labodental dispõe de itens e equipamentos odontológicos voltados para a odontopediatria com um excelente custo-benefício.

Para o doutor em odontopediatria, Ivam Freire da Silva, o principal benefício de consultar um odontopediatra é receber as orientações de saúde bucal necessárias para cada faixa de idade, incluindo as técnicas, as escovas e creme dental ideais, bem como a instrução do consumo consciente do açúcar. Isso tudo com o objetivo de evitar problemas dentais no futuro.

image Ivam Freire da Silva é doutor odontopediatria. Ele destaca a importância de se consultar regularmente com o odontopediatra. (Arquivo pessoal)

“Além do papel de educador que o odontopediatra tem, a visita regular ao dentista pela criança é importante para diagnosticar algumas doenças bucais em estágios iniciais, acompanhar o crescimento facial e o desenvolvimento da oclusão, que é a relação entre a arcada superior com a arcada inferior, podendo o profissional intervir através de algum aparelho”, explica Ivam.

VEJA MAIS

image Labodental fala sobre as 6 etapas do tratamento com aparelho ortodôntico
Dentes desalinhados podem provocar danos à saúde

Recomenda-se a ida da criança ao odontopediatra a partir do aparecimento do primeiro dente de leite, que ocorre, em média, aos seis meses de vida, podendo ser mais cedo ou mais tarde em alguns bebês.

Para realizar esse tipo de atendimento, o odontopediatra deve estar em conformidade com as evidências científicas atuais e ter o cuidado de passar as principais orientações de higiene para o núcleo familiar, tornando a experiência da criança no consultório a melhor possível.

“Os pais são peças fundamentais na boa experiência da criança no consultório odontológico. O uso de palavras que confortem e encorajem a criança, evitando palavras e ações que indiquem dor, sofrimento ou medo certamente ajudam o odontopediatra a conduzir a consulta com tranquilidade”, afirma Ivam Freire.

Prevenção

Segundo o doutor Ivam Freire, a ida ao odontopediatra desde o nascimento dos primeiros dentes de leite permite a prevenção da cárie dentária, doença bucal mais frequente e que pode trazer grandes prejuízos para o desenvolvimento da criança.

“Além da cárie, é possível prevenir a inflamação na gengiva (gengivite), desgastes nos dentes por erosão dentária ou por bruxismo e até intervir em alguns problemas ortodônticos”, ressalta.

A Labodental tem um papel muito importante na formação e educação continuada de dentistas, por meio do oferecimento de materiais odontológicos de qualidade. Clique aqui e confira todos os produtos e equipamentos da loja.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Labo Dental
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!