Odontologia: tudo o que você precisa saber sobre resinas

Material é essencial para vários procedimentos odontológicos

Ana Paula Gama

As resinas compostas, também chamadas de compósitos, são materiais odontológicos que contêm uma parte orgânica e outra inorgânica. As resinas compostas são indicadas para diversos procedimentos odontológicos, são eles: facetas em resina composta, restauração de dentes fraturados ou destruídos pela doença cárie e erosão ácida.

De acordo com Cristiane de Melo Alencar, doutora em odontologia restauradora, dependendo das características orgânicas e inorgânicas da resina composta, ela pode apresentar maior resistência mecânica à fratura, melhor polimento e longevidade clínica.

A doutora em odontologia restauradora, Cristiane de Melo Alencar, pontua as funções e aspectos das resinas (Arquivo pessoal)

“Essas características variam muito entre os fabricantes e, de forma geral, as resinas precisam ser usadas a partir de uma indicação clínica específica”, explica Cristiane.

A doutora ressalta que a qualidade dos materiais odontológicos utilizados nos procedimentos é um fator importante para o tratamento do paciente.

“Materiais odontológicos de baixa qualidade podem apresentar maior índice de fratura, manchas e possibilidade de cárie dentária sob a restauração. É claro que isso tudo depende de outros fatores, como os hábitos e saúde geral do paciente”, acrescenta Cristiane.

VEJA MAIS

Harmonização facial: uma tendência para a odontologia
Procedimento estético melhora a autoestima e saúde da pele

Resultado

As resinas compostas podem gerar resultados clínicos muito satisfatórios para os pacientes. De acordo com a doutora em odontologia, esse é o caso das resinas com partículas inorgânicas pequenas, que promovem restaurações com uma superfície mais lisa e brilhante, semelhantes ao esmalte saudável do dente.

“Além disso, resinas compostas com alta quantidade de carga inorgânica são indicadas para reabilitar regiões dentárias submetidas à estresse mecânico devido aos contatos interdentários. Nesse caso, um exemplo interessante são as resinas compostas com partículas nano-híbridas de zircônia, pois elas têm excelente resistência mecânica”, finaliza.

A Labodental oferece as melhores resinas do mercado, com um excelente custo-benefício. Clique aqui e saiba mais.

 

Labo Dental
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!