MENU

BUSCA

Mamografia digital: saiba como funciona e quais são as vantagens desse exame

Procedimento consegue diagnosticar precocemente o câncer de mama

Ana Paula Gama

A mamografia é um exame de imagem que estuda o tecido mamário e consegue detectar diversas doenças como câncer nas mamas, cistos, processos inflamatórios e até mesmo tumores benignos. Atualmente, a medicina conta com a mamografia digital, que é feita de maneira mais rápida e pode ser ampliada com mais brilho e contraste, o que facilita a avaliação médica e, consequentemente, a detecção de doenças.

De acordo com o médico radiologista, Raimundo Ferreira Sales, que atua no Hospital Adventista de Belém, a mamografia trata-se de um feixe de raios x que atravessa a mama. A imagem do exame pode ser obtida após esse processo. Caso seja a mamografia tradicional, ela pode ser gravada em um filme fotográfico, diferentemente do exame digital, que é enviado para uma estação de trabalho apropriada.

“Outra diferença está no tempo de realização. O exame tradicional demora, em média, de 15 a 20 minutos para uma única paciente, tempo necessário para capturar as imagens e processar o filme radiológico, enquanto que a mamografia digital possui um tempo curto de aquisição, sendo transmitida imediatamente ao computador, estando pronta para a avaliação radiológica”, explica Raimundo Ferreira.

VEJA MAIS

Glaucoma: diagnóstico precoce e tratamento evitam perda da visão
Doença provoca visão embaçada, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça

Frequência

As mamografias devem ser realizadas de acordo com o risco de desenvolvimento de câncer mamário. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomendam para pacientes de risco comum a realização do exame a partir dos 40 anos.

“Porém em mulheres de risco elevado, existe a indicação de fazer o exame a partir de 30 anos. Todavia, tais parâmetros podem ser avaliados pelo médico assistente da paciente, que verificará a necessidade de um início de rastreamento mais precoce ou não”, acrescenta o radiologista.

É importante destacar que é contraindicado realizar a mamografia em mulheres grávidas e lactantes, devido ao uso de radiação ionizante no exame.

O Hospital Adventista de Belém possui um dos equipamentos de mamografia digital mais completos da região norte. Além de realizar o exame mamográfico, o aparelho ainda faz tomografia da mama e estereotaxia, que é um método especial para realização de biópsia, punções e colocação de fios de marcação pré-cirúrgicos.

Para agendar consultas e exames de imagem, entre em contato por meio dos números: (91) 3084-7533 ou (91) 3194-1133. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços da instituição de saúde.

Hospital Belém