5 aplicativos que ajudam na hora de estudar

Tecnologias são excelentes aliadas no crescimento educacional

Ana Paula Gama
fonte

Quando utilizados de maneira direcionada e com orientação, os aplicativos podem auxiliar o aluno no processo de aprendizagem pois, a partir deles, o jovem pode sair do âmbito abstrato e vivenciar o assunto de forma concreta.

Segundo a professora de química, Márcia Castelano Gama, que atua há três anos no Colégio Ideal, a partir dos aplicativos também é possível utilizar mecanismos de avaliação, que fornecem dados de forma instantânea sobre o aproveitamento do aluno em determinada área do conhecimento.

image Professora Márcia Castelano Gama explica de que maneira os aplicativos ajudam os estudantes (Arquivo pessoal)

A seguir, confira alguns aplicativos que ajudam na hora de estudar:

1. Simulador PHET: é uma plataforma que contém vários tipos de simuladores para as áreas de química, física e matemática. No simulador PHET é possível realizar, de forma prática, o preparo de soluções e análises de gráficos em situações diversas, além de visualização de moléculas em 3D;

2. Canva: é um aplicativo de design que também pode ser utilizado para criar histórias em quadrinhos, por exemplo, ou fazer artes que possuam engajamento entre a criatividade e a área de conhecimento trabalhada dentro da sala de aula;

3. Kahoot: é um sistema de perguntas e respostas baseado em jogos, disputado por toda a classe em tempo real. Questões de múltipla escolha são projetadas na tela e os alunos respondem as perguntas pelos seus smartphones;

4. Virtual Lab: é um simulado de laboratório de química. Excelente para preparar e analisar experiências em colégios que não possuem laboratório ou quando não é possível utilizá-los em determinados momentos;

5. Educaplay: entre as principais virtudes desse aplicativo está a gamificação de tarefas, pois apresenta formatos como busca de palavras, caça-palavras, palavras cruzadas e atividades a serem relacionadas.

VEJA MAIS

image Dificuldade de aprendizagem: o que a escola deve fazer?
Instituição de ensino deve criar uma rede de apoio com os pais ou responsáveis do aluno

Sistemas

O Colégio Ideal utiliza o sistema de ensino o Poliedro, que possui várias ferramentas como o portal Edros, uma espécie de revista interativa com as notícias da atualidade.

“No Edros também há banco de questões atualizados, biblioteca digital, manual para professores e o aplicativo P+, que contém vídeo aulas, planos de estudo e simulados”, explica a professora Márcia Castelano.

Para saber mais sobre as funcionalidades e proposta pedagógica do Colégio Ideal, clique aqui.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Grupo Ideal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!