CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Entenda a importância dos exames preventivos para a saúde

Exames ajudam a detectar doenças assintomáticas e desequilíbrios no organismo

Ana Paula Gama
fonte

Os exames preventivos têm como objetivo principal a detecção precoce de doenças, o que possibilita um tratamento mais efetivo na maioria das vezes para as pessoas que os realizam. Além disso, esses procedimentos possibilitam uma visão geral da saúde, sendo assim, o especialista pode orientar sobre o estilo de vida do paciente, tanto em relação à alimentação quanto aos hábitos comportamentais.

Segundo Ingrid Daniela Streithorst Leal, especialista em clínica médica do Hospital Adventista de Belém, existem diversos exames preventivos, porém a recomendação para a realização desses procedimentos depende do sexo, faixa etária, histórico pessoal e familiar do paciente. Por isso, é necessário consulta com o clínico geral anualmente para que ocorra a orientação e direcionamento de maneira individual quanto aos exames.

“Para cada fase da vida existem exames específicos e mais adequados. Por exemplo, para o recém-nascido, os testes do pezinho, olhinho e ouvido. Na idade adulta, testes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), avaliação da pressão arterial, preventivo ginecológico e exames da próstata. Já em uma idade mais avançada, dosagens hormonais e exames de imagem do coração ou cérebro”, destaca a médica Ingrid Daniela.

VEJA MAIS

image Hospital Adventista de Belém realiza primeira cirurgia de prótese de tornozelo da região norte
Procedimento inédito foi realizado pela equipe de ortopedia da instituição

Os exames de rastreamento e detecção precoce de doenças mostram, em geral, os seguintes grupos:

- Diversos tipos de câncer como o câncer de mama ou de próstata;

- Doenças metabólicas, entre elas, diabetes e hipertensão;

- Doenças autoimunes como hipotireoidismo e lúpus.

Crianças

A médica ressalta que, quando se trata das crianças, é importante a realização de exames laboratoriais regularmente. “Crianças sem sintomas, ativas e que não possuem nenhuma doença de base, deveriam realizar exames laboratoriais periódicos mais simples como hemograma, glicemia de jejum, colesterol total e frações, triglicerídeos, urina e fezes”, orienta Ingrid Daniela.

Caso o menino ou menina apresente algum sintoma ou fator de risco familiar, o pediatra deve solicitar outros exames de acordo com a necessidade individual.

Consequências

É válido ressaltar que a não realização dos exames preventivos leva ao risco aumentado de não se detectar precocemente doenças, atrasando o tratamento e ocasionando, muitas vezes, o surgimento de complicações crônicas que tornam necessário o uso de medicações, consultas médicas periódicas, o aumento do custo de vida e a diminuição da qualidade e expectativa de vida.

Todos os anos, hospitais, clínicas e o Ministério da Saúde fazem campanhas específicas de conscientização para a população sobre a importância da realização de exames preventivos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

O Hospital Adventista de Belém realiza exames preventivos laboratoriais e de imagem, desde o recém-nascido até a idade mais avançada, atendendo todas as necessidades de um programa de rastreamento clínico. Além disso, o hospital também faz coletas laboratoriais em domicílio. Para agendar a coleta, entre em contato por meio dos números: (91) 3084-7343 (telefone e WhatsApp) ou (91) 3084-7410 (apenas telefone). Clique aqui e saiba mais sobre os serviços da instituição de saúde.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Conteúdo de Marca
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!