Dicas para manter a saúde e qualidade de vida após os 40 anos
Alimentação saudável e prática de exercícios físicos ajudam a garantir um envelhecimento saudável

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que a população brasileira vai envelhecer de maneira constante e acelerada nos próximos anos. Segundo o estudo realizado em outubro de 2021, 40,3% dos brasileiros serão idosos daqui a aproximadamente 90 anos.
De acordo com a nutricionista clínica esportiva Roberta Passinho, que trabalha há cinco anos no Grupo Cynthia Charone, o envelhecimento é um processo biológico individual, progressivo e universal, que varia de indivíduo para indivíduo e aumenta a probabilidade de aparecimento de doenças.
“Algumas alterações podem ser inevitáveis, porém, a partir da mudança de estilo de vida, da busca pelo equilíbrio através de escolhas inteligentes, bem-estar biopsicossocial e o comprometimento com a saúde, podemos aumentar a nossa qualidade de vida e tornar os dias mais leves, felizes e saudáveis”, explica Roberta Passinho, que também é especialista em gerontologia pelo Hospital Albert Einstein.
A profissional explica que, para garantir um envelhecimento saudável, é preciso investir em bons hábitos desde a juventude. Desta maneira, é possível compreender o processo de envelhecimento e maximizar a capacidade funcional do mesmo.
VEJA MAIS
Confira, a seguir, dicas para garantir um envelhecimento saudável:
1. Opte por uma alimentação balanceada: ela está relacionada a nutrição predominantemente baseada em dieta com vegetais e cereais integrais, hortaliças, leguminosas, frutas, castanhas e sementes. Também é necessário minimizar a ingestão de alimentos de origem animal e alimentos ultraprocessados, entre eles: enlatados, congelados, refrigerantes, temperos prontos e suco em pó;
2. Pratique atividade física regularmente: desta maneira, é possível garantir efeitos preventivos e de tratamento para diversas doenças;
3. Durma bem: a baixa qualidade ou privação de sono pode trazer piora de qualidade de vida, transtornos de concentração, memória e disfunções imunológicas, além de ser um risco para desenvolvimento de doenças crônicas;
4. Administre os níveis de estresse: uma rotina estressante pode causar ansiedade, depressão, obesidade, disfunção de imunidade e piora na saúde;
5. Mantenha conexões sociais: é essencial para a resiliência emocional e saúde em geral, além de auxiliar diretamente na longevidade no indivíduo.
Para a nutricionista, é de extrema importância buscar orientação profissional e empenhar-se para manter um estilo de vida saudável dentro da sua realidade.
”Não é sempre que vamos conseguir manter 100% do equilíbrio em todos os aspectos. Esse processo de mudança tem um tempo gradativo e diferente na vida de cada pessoa, mas é necessário tentar e o que vai pesar é a constância”, afirma Roberta Passinho.
Benefícios
Os hábitos saudáveis auxiliam diretamente na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, comorbidades, multimorbidades. Além disso, favorecem diretamente a capacidade físico-funcional e mental, contribuindo para melhorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.
“Além de prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, obesidade e alterações respiratórias”, acrescenta a nutricionista.
Quer gerenciar seu envelhicemento com saúde?
O Grupo Cynthia Charone realiza trabalhos baseados nos quatro pilares do envelhecimento ativo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são: saúde, segurança, participação e aprendizado ao longo da vida.
“A reabilitação física e emocional, a ressignificação de vidas e a recuperação da autonomia são pontos fortes do serviço”, finaliza a profissional.
Para saber mais sobre os serviços oferecidos pelo Grupo Cynthia Charone, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA