Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Enem: veja como criar uma rotina de revisão de conteúdos

Cronograma de estudos e produção textual estão entre as práticas que devem ser adotadas pelos estudantes

Ana Paula Gama

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Sendo assim, os estudantes devem adotar estratégias para alcançar um bom resultado na prova, entre elas, revisar os conteúdos ministrados em sala de aula.

Segundo o professor de redação, Paulo Robledo Neves, que atua no Grupo Rosana Bastos, ao fazer a revisão dos conteúdos, o estudante entende que os assuntos cobrados no Enem vêm em forma de competências e habilidades, ou seja, cada tema é solicitado conforme o conhecimento abrangente e minucioso do aluno em relação aos contextos em questão.

O professor de redação, Paulo Robledo, destaca a importância de revisar os conteúdos para o Enem (Arquivo pessoal)

“Assim, é fundamental que ao final de cada tópico estudado o candidato resolva itens referentes ao que foi ministrado com o objetivo de compreender o processo”, explica Robledo.

Confira, a seguir, dicas para criar uma rotina de revisão de conteúdo:

1. Considere o tempo livre durante o seu dia: esse é o primeiro passo para a criação de um plano de estudo eficiente. Avaliar o cotidiano e mudar comportamentos ou intensificar outros é a chave para começar a rotina;

2. Tenha um local específico e aconchegante para estudar: quando se tem ciência do cotidiano e das responsabilidades, é necessário ser atencioso e buscar ser o mais silencioso possível para assimilar o conteúdo;

3. Estabeleça um cronograma de estudos e mantenha horários fixos: faça a lista daquilo que você mais precisa para focar na sua preparação. Leve em consideração aquelas matérias que precisam de mais atenção no momento;

4. Defina objetivos, metas e seja focado na execução deles: procure realizar as tarefas de maneira clara e concisa. Além disso, respeite os seus limites;

5. Dedique períodos para a produção textual: não existe eficiência na preparação da redação sem produzir textos várias vezes por semana. Isso o tornará qualificado e competente na preparação;

6. Cuide do corpo, sobretudo da mente: não se distraia com qualquer coisa. A saúde e o bem-estar são o equilíbrio para a preparação;

7. Tenha ao seu alcance uma diversidade de materiais imprescindíveis para aprimorar os estudos: quanto maior o acervo bibliográfico, maior as chances de engrandecer os seus conhecimentos.

Quando se trata de redação, o docente revela que a rotina de estudos ajuda na compreensão mais rápida das propostas de redação solicitadas.

“Logo o estudante coloca em prática as estratégias aprendidas e desenvolve o texto com mais facilidade, relacionando os seus argumentos com outras áreas de conhecimentos, mostrando ter repertório sociocultural suficiente para defender seus pontos de vistas de maneira legitimada”, afirma o docente.

VEJA MAIS

Vestibular: boa base no ensino fundamental é essencial para aprovação
Antes de matricularem os filhos em uma instituição de ensino, pais devem avaliar diversos fatores

Base

Praticar a produção textual é uma tarefa que requer tempo e disposição, portanto não é algo que deve começar no ano da realização do vestibular, conforme informa Paulo Robledo.

“Os estudos e os treinamentos para a prática da redação vêm desde o ensino fundamental, quando o estudante conhece as tipologias textuais e seus gêneros. É lá que ele entende a dissertar, mesmo que de maneira superficial, porém os primeiros passos foram dados”, comenta.

Desta maneira, no momento em que o aluno chega ao ensino médio, as atenções são voltadas para o texto sugerido pelo Enem, que é dissertativo-argumentativo. Assim, o jovem começa a entender as cinco competências cobradas no texto e quais são os critérios de correção.

O Grupo Rosana Bastos realiza várias estratégias para que os alunos iniciem os treinamentos para o Enem de maneira eficiente. Para saber mais, clique aqui.

 

Curso Rosana Bastos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!