Campanha de conscientização busca reduzir número de acidentes com energia elétrica no Pará
Com ações educativas por todo o estado, Movimento Você + Seguro alerta para os perigos da eletricidade e reforça a importância da prevenção no dia a dia

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os números envolvendo acidentes com energia continuam elevados no país. Somente em 2024 foram registrados 1077 ocorrências por choque elétrico e 1186 incêndios causados por sobrecargas. Para ajudar a mudar esse cenário, a Equatorial Pará lançou, no primeiro semestre de 2025, o Movimento Você + Seguro, que tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre os riscos e perigos com a eletricidade.
Em relação ao número de acidentes por choques, o Pará ocupa o 10º lugar no ranking nacional, com 47 casos, com 41 fatalidades. Além disso, em todo o ano passado, foram registrados 44 incêndios de origem elétrica, com 2 registros fatais. Nesse segmento o estado ficou na 12º posição.
VEJA MAIS
De acordo com Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, muitos desses acidentes poderiam ser evitados com orientação. Por isso, o Movimento Você + Seguro é importante para levar esclarecimentos em diversas frentes de atuação.
“Estamos realizando um trabalho direcionado junto às comunidades. A segurança é um valor que está no DNA do grupo Equatorial. Então, seguiremos trabalhando de forma efetiva para que os números de acidentes no estado diminuam. Acreditamos muito nessa iniciativa, por isso o nosso objetivo é zerar o número de ocorrências no Pará”, destaca Elton.
Movimento Você + Seguro
O Movimento Você + Seguro é uma iniciativa da Equatorial Pará com foco na conscientização sobre segurança e na prevenção de acidentes e riscos. O projeto trabalha em diversas frentes como, por exemplo, escolas, centros comunitários, empresas e locais de obras, sempre abordando a temática de forma direcionada ao público.
As ações do Movimento com a comunidade começaram pela Região Metropolitana de Belém e também já foram realizadas no Marajó. Ainda nas próximas semanas, a programação vai se expandir para todas as regiões do estado.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA