Belém avança na mobilidade urbana e se prepara para o futuro do transporte coletivo
Com aplicativo de passagens e renovação da frota, a capital paraense se alinha às tendências nacionais para modernizar o transporte coletivo

Belém e a Região Metropolitana estão vivendo um momento de transformação no transporte coletivo. Com iniciativas inovadoras, como o pagamento por QR Code e a modernização da frota, a cidade começa a acompanhar o cenário nacional. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) desempenha um papel importante para esse avanço, fornecendo dados e apoio na identificação de soluções para ampliar o alcance e a eficiência do transporte coletivo urbano.
“A forma como as pessoas querem e precisam se locomover não é a mesma de 10 anos atrás, e isso exige estudo e preparo, além da elaboração de projetos que façam sentido para a realidade de cada município.” — Francisco Christovam, diretor executivo da NTU.
Avanço na mobilidade
A mobilidade urbana está no centro das atenções no Brasil. Um estudo recente, o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), aponta desafios e oportunidades em 21 regiões metropolitanas, reforçando a necessidade de sistemas de transporte mais eficientes e sustentáveis. Belém já vem se movimentando nesse sentido, com avanços que aproximam a cidade das tendências apontadas pelo estudo.
Vai Passe Fácil e renovação de frota
O aplicativo de pagamento por QR Code, que já soma mais de 100 mil usuários, é um exemplo de como a digitalização vem transformando a rotina dos passageiros, oferecendo praticidade no pagamento das passagens e eliminando a necessidade de dinheiro trocado. Além disso, a renovação da frota, com ônibus mais modernos, confortáveis e sustentáveis, reforça o empenho por um transporte coletivo de qualidade.
VEJA MAIS
Compromisso com a sustentabilidade
A nova frota de ônibus começou a chegar em Belém no mês de abril e, com ela, chega também o novo motor Euro-6, que é referência hoje em sustentabilidade. O Euro-6 é visto como um protocolo de redução de gases poluentes de motores a diesel; ele visa reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos e partículas sólidas, o que irá contribuir para um ar mais limpo e colaborar para uma cidade mais verde.
“As empresas associadas ao Setransbel têm investido de forma contínua para tornar o transporte coletivo mais moderno, eficiente e atrativo. A chegada de ônibus com tecnologia Euro-6, o avanço da bilhetagem digital com o aplicativo Vai Passe Fácil e o fortalecimento da operação em tempo real são reflexo do nosso compromisso com a mobilidade urbana e com o bem-estar da população. Estamos alinhados às diretrizes nacionais e determinados a oferecer um serviço à altura das expectativas dos usuários, contribuindo para um futuro mais sustentável para Belém e toda a Região Metropolitana.” — Paulo Fernandes Gomes, presidente do Setransbel.
Cenário promissor
Até 2050, a estratégia nacional prevê que o transporte coletivo e os modos sustentáveis sejam prioridade em todas as grandes cidades, visando acessibilidade universal, mobilidade ativa, requalificação urbana e transformação em cidades inteligentes. E Belém já começou a trilhar esse caminho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA