Ansiedade pode levar à hipertensão
Pressão alta pode ser evitada por meio de acompanhamento médico adequado e hábitos saudáveis

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2022 apontam que o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil. Essa doença, popularmente conhecida como pressão alta, pode ser ocasionada por fatores genéticos, estresse, obesidade e até mesmo ansiedade.
O coração tem a função de levar sangue para o pulmão, recebê-lo de volta e distribuí-lo para os outros órgãos para garantir o bom funcionamento do corpo. Nesse processo, o sangue pressiona as paredes internas das artérias. Porém, em uma pessoa que sofre de hipertensão, o coração encontra mais dificuldade durante esse processo e acaba se dilatando, trazendo prejuízos para o organismo.
VEJA MAIS
O cardiologista Alberto Costa, que atua no Hospital Adventista de Belém, explica que níveis acima de 140x90 milímetro de mercúrio (mmhg) já podem ser considerados para o diagnóstico de hipertensão arterial.
“A ansiedade é um dos fatores que pode contribuir para o controle inadequado da pressão arterial, mas não isoladamente ocasiona o aparecimento da doença”, destaca o médico.
Diagnóstico
O diagnóstico da doença normalmente é feito no consultório com a aferição da pressão arterial. Em algumas situações, o diagnóstico pode ocorrer após a realização de exames específicos como Monitorização Ambulatorial da PA de 24 horas (MAPA) e a aferição da pressão arterial central.
De acordo com o cardiologista, o tratamento para a hipertensão tem dois pilares, são eles: mudança de hábitos de vida, como consumo moderado de sódio, perda de peso e prática de atividade física.
“Atividades de relaxamento como yoga e meditação também são úteis. Por fim, temos hoje um extenso arsenal de medicamentos que podem ser prescritos”, pontua Alberto Costa.
No Hospital Adventista de Belém é possível realizar todos os exames que diagnosticam a hipertensão, além de fazer o acompanhamento completo da doença. Para agendar consultas e exames de imagem, entre em contato por meio dos números: (91) 3084-7533 ou (91) 3194-1133. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços da instituição de saúde.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA