CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Remo x Tuna: conheça o ex-jogador que foi trocado por um amigo e a renda de um amistoso no Baenão

Tiaguinho foi destaque nas duas equipes e faz parte dos jogadores que são ídolos dos clubes. O ex-jogador relembrou a sua ida para a Tuna e a sua transferência para o Baenão, que contou com acordo, renda da estreia e a troca de um atleta

Fabio Will
fonte

Hoje é dia de clássico no Parazão 2022. Remo x Tuna se enfrentam às 18h, no Baenão, pela sexta rodada do Campeonato Paraense. O clássico Re-Tu é recheado de histórias, rivalidade e jogadores que são ídolos nas duas agremiações, sendo um deles trocado pela renda de um amistoso e que envolveu a troca de um atleta.

Veja mais

image Especial Tuna Luso: o ressurgimento de um gigante

image Atacante que evitou dois rebaixamentos do Remo retorna à Tuna Luso
Jogador foi vice-campeão paraense pela Águia Guerreiro no último estadual

image Há 14 anos, Remo desbancava a Tuna e conquistava o título do Parazão
Leão encarou a Águia na decisão em duas partidas e o time azulino levou a melhor com uma vitória e um empate

Remo x Tuna já se enfrentaram 468 vezes na história com ampla vantagem remista. Foram 210 triunfos do Leão contra 129 vitórias da Lusa, além de 129 empates. O primeiro jogo entre as equipes ocorreu no dia 15 de novembro de 1931. Mesmo com a Águia tendo 119 anos, ela só passou a atuar de forma oficial das competições de futebol em 1930.

Lembra dele?

Vários jogadores fizeram história vestindo os mantos sagrados da Tuna e também do Clube do Remo. Um deles é Tiago, o “Tiaguinho”, que conquistou títulos importantes pelas duas agremiações. Amapaense, o ex-jogador que brilhava nos campos castigados na cidade de Santana (AP), tinha na família o seu destino no futebol e a paixão por clubes paraenses.

“Minha história com os clubes do Pará vem desde a infância. Meu pai era paraense e foi criado no bairro do Guamá e minha mãe amapaense. Meu pai e meu irmão bicolores e eu e minha mãe remistas. Fiquei órfão de pai aos 13 anos e tive que trabalhar cedo e recebi vários convites do Remo, mas minha mãe nunca deixou eu ir a Belém. Mas depois que ela faleceu, em 1982, a Tuna me levou e ajudei a Lusa a conquistar três títulos, dois paraenses e um Brasileiro da Série B”, disse, o ex-jogador.

image Tiaguinho foi campeão brasileiro da Série B pela Águia Guerreira (Arquivo pessoal)

Estava escrito

Tiago viveu intensamente Tuna e Remo e teve nos dois clubes o melhor momento de sua carreira, com dois títulos estaduais pela Águia, uma Série B e dois Parazões pelo Leão Azul, que foi o clube que ele escolheu, mesmo tendo propostas do Paysandu, porém, o coração falou mais alto e ele decidiu vestir azul marinho.

Trocado por jogador e renda de amistoso

Tiago lembra que foi difícil a sua ida para o Remo, mas que graças a uma troca e a renda de um amistoso, a negociação ocorreu e ele pôde vestir a camisa do Leão.

“Minha ida para o Remo foi cheia de mistérios, a Tuna não queria me liberar, pois ela tinha o meu passe e conversei com alguns dirigentes e teve um acordo. Fui trocado pelo Joari e mais um jogo amistoso no Baenão, na minha estreia e também do Luizinho das Arábias, em que ganhamos a Tuna, mas a renda do jogo foi para a Lusa”, disse, Tiaguinho, que atualmente vive em Macapá (AP).

image Tiaguinho realizou o desejo de joga no Remo, seu clube do coração (Arquivo pessoal)

Última vez que se encontraram

A partida marca o reencontro entre Leão x Águia, após a disputa da semifinal do estadual ocorrida em 2021, quando a Tuna eliminou o Remo dentro do Evandro Almeida nas penalidades, com o Leão saindo do campeonato de forma invicta. O ida da Águia à final do Campeonato Paraense, recolocou a Lusa no cenário nacional, com vaga garantida no Brasileirão da Série D, Copa do Brasil e também na Copa Verde deste ano.

image Lusa tirou o Leão nas penalidades e os jogadores fizeram a festa no Baenão (Igor Mota / O Liberal)

Jogadores que vestiram os mantos 

Outro ponto importante no confronto são os jogadores que vestiram as camisas das duas equipes. Vários atletas fizeram história nos clubes tradicionais do Estado, tanto no passado, quanto na história recente, dessa vez com o papel se invertendo e com jogadores formados na base do Remo servindo à Gloriosa, como o atacante Jayme e o lateral-direito Léo Rosas.

Veja alguns nomes de jogadores que atuaram nos dois clubes

Giovanni

Belterra

Luiz Otávio

Luís Carlos do Boné

Ondino

Jorginho

Tarcísio

Guilherme

Mesquita

Marinho

Eduardo Ramos

Léo Rosas

Jayme

Tiaguinho

Márcio Belém

Edson Cimento

Flamel

Ageu Sabiá

Dema

Vélber

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES