Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol será julgado por beijo não consentido

Luis Rubiales beijou uma jogadora da seleção espanhola durante cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina

O Liberal
fonte

 

O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, enfrentará julgamento devido ao beijo não consensual dado na jogadora Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina de futebol do ano passado. A decisão foi anunciada na quinta-feira pelo juiz Francisco de Jorge, da Audiência Nacional da Espanha.

image O beijo forçado de Luis Rubiales sofreu uma enxurrada de críticas no mundo todo. (Reprodução/Twitter)

O magistrado optou por levar Rubiales a julgamento após analisar provas e evidências do caso, concluindo que há material suficiente contra o ex-dirigente espanhol. Rubiales foi denunciado por dois crimes, agressão sexual e coação, mas o juiz não especificou quais crimes serão julgados.

No despacho, o magistrado descreveu o beijo de Rubiales na jogadora como "não consentido e realizado unilateralmente e de forma surpreendente". Outra denúncia contra o ex-dirigente refere-se a uma suposta tentativa de coagir a atleta a não iniciar uma campanha pública contra ele. A data do julgamento ainda não foi definida.

Apesar de inicialmente alegar ser vítima de uma campanha liderada por "falsas feministas", Rubiales renunciou aos cargos na RFEF e na Uefa, negando qualquer prática criminosa.

VEJA MAIS

image Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Rubiales é banido pela FIFA por beijo em Hermoso
A punição, com duração de três anos, se deve à violação do artigo 13 do código disciplinar da FIFA, relacionada a incidente na Copa do Mundo Feminina

image Rubiales, dirigente que forçou beijo em jogadora, comparece ao Tribunal para responder acusações
Ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol é acusado de agressão sexual e coerção após beijar a atleta Jeni Hermoso

image Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola, vira réu após beijar a jogadora Hermoso
Justiça abriu um processo contra Rubiales nesta terça-feira (12) e o convocou para depor na Espanha sobre o beijo não consentido durante a Copa do Mundo Feminina

O juiz também decidiu que o ex-técnico da Espanha, Jorge Vilda, o diretor esportivo da seleção masculina espanhola, Albert Luque, e o ex-chefe de marketing da federação, Rubén Rivera, deveriam ser julgados por supostamente pressionarem Hermoso a defender Rubiales, o que ela recusou. Hermoso testemunhou perante o juiz este mês.

Com base em uma lei de crimes sexuais aprovada em 2022, Rubiales poderá receber uma multa ou pena de prisão de um a quatro anos se considerado culpado. A nova lei eliminou a distinção entre "assédio sexual" e "agressão sexual", aplicando punições a qualquer ato sexual não consentido.

Hermoso e suas companheiras recusaram-se a jogar sob o comando de Rubiales, retornando apenas após o governo intermediar um acordo do presidente interino da federação para revisar protocolos e dar mais apoio ao time feminino. Isso incluiu a remoção do termo "feminino" do nome oficial da equipe.

A Fifa baniu Rubiales por três anos, até após a Copa do Mundo masculina de 2026. Sua suspensão expirará antes do próximo torneio feminino em 2027. A autoridade esportiva espanhola também o considerou inapto para ocupar cargo de gestão esportiva por três anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES