CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará é o nono estado que mais gerou empregos em abril; quadrimestre teve quase 14 mil novas vagas

A construção civil foi o único setor que mais demitiu que contratou, com 22.199 contratados e 22.896 demissões, saldo negativo de 697 vagas.

O Liberal

O Pará encerrou os quatro primeiros meses de 2023 com saldo positivo na criação de empregos formais. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (31), apontam que o estado paraense fechou o acumulado dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, com 143.882 contratações e 129.983 demissões, saldo positivo de 13.899 vagas. Somente pelo saldo de abril, o estado foi o nono maior gerador de empregos do Brasil.

VEJA MAIS

image Como conciliar dois empregos
Jornadas fixas ou temporárias são alternativa para obtenção de fonte de renda extra, mas exigem prudência

image Pará gerou mais de 32 mil empregos em 2022
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados apontam que estado foi o segundo colocado em geração de empregos do Norte

Segundo análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), dos cinco principais setores econômicos paraenses (Agropecuária, Indústria, Construção, Comércio e Serviços), quatro apresentaram crescimento nesse período. A construção civil foi o único setor que mais demitiu que contratou, com 22.199 contratados e 22.896 demissões, saldo negativo de 697 vagas.

O estudo mostra ainda que no Balanço Nacional, o Pará foi o 9º Estado que registrou a maior geração de empregos formais, já neste ano (Jan-Abr/2023) obteve a 13º colocação. Em todo o Norte, para todos os períodos analisados, o Estado do Pará se destaca como o maior gerador de empregos formais da região.

O destaque na geração de empregos no Pará, mais uma vez, foi o setor de Serviços, que totalizou 9.348 novas contratações; seguido do setor da Indústria, com 2.515 novas vagas preenchidas; Comércio com 2.199; e Agropecuária, com 534 vagas no primeiro trimestre.

Nas redes sociais, governador Helder Barbalho comemorou os resultados: "O Pará é o 9º estado do Brasil que mais gerou empregos em abril de 2023. Os dados analisados pelo DIEESE e Seaster mostram que foram gerados cerca de 6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, neste período, em todo Estado. Destaque para os setores de Serviços e Comércio. Isso é resultado de todo trabalho que o Governo do Estado vêm desenvolvendo para alavancar todos os setores econômicos do Pará", disse.

 

Amargo janeiro

Dos quatro primeiros meses, apenas janeiro apresentou queda na geração de postos de trabalho, a exemplo do que aconteceu no ano passado (-350), resultado do desligamento dos trabalhadores contratados no período de final de ano. Foram 34430 admissões e 36.173 desligamentos, totalizando um saldo negativo de 1.743 postos de trabalhos formais.

Brasil

Em todo o Brasil, foram registrados 1,86 milhão de admissões e 1,68 milhão de demissões, com um saldo de 180 mil empregos em abril de 2023. Atualmente, o país conta com 43,1 milhões de brasileiros trabalhando com carteira assinada. Os dados completos sobre a geração de empregos podem ser consultados no sumário do Caged, disponibilizado no site do Ministério do Trabalho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Emprego
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!