TRE-PA registra aumento de 300 para 4 mil atendimentos diários em Belém

A poucos dias do fim do prazo para alistamento e regularização eleitoral o número de pessoas que procuraram os postos do TRE tem crescido no estado.

Gabi Gutierrez
fonte

Faltando exatamente uma semana para o fim do prazo para regularização do título de eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral segue uma agenda especial de atendimentos. Apesar do feriado, nesta quarta-feira (01), os postos de atendimento ao eleitor receberam a população e a demanda tem sido crescente. Nesta última semana, o número de atendimentos subiu de 300 para 4 mil eleitores na região metropolitana de Belém.

VEJA MAIS:

image Com agendamento online e horário especial, eleitores buscam TRE para regularização do título
Faltando menos de um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, no Pará, Justiça Eleitoral ampliou o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais

image A um mês do fim do prazo de regularização, mais de 800 mil eleitores estão irregulares no Pará
O TRE-PA considera bastante satisfatória a movimentação dos eleitores nos cartórios e postos de atendimento este ano. De janeiro a abril, 73.405 novos eleitores de 16 a 18 anos foram cadastrados no Pará. Horário de atendimento foi estendido.

image Eleitor tem prazo para justificar falta
Procedimento pode ser feito pela internet no site do TRE-PA

Neste 1º de maio, os núcleos de atendimento estiveram abertos ao público, com serviços de 1ª via do título eleitoral, coleta biométrica, mudança de local de votação, inclusão do nome social, entre outros. Felipe Brito, secretário de tecnologia da informação do TRE-PA, explica que, a um mês atrás, Belém atendia cerca de 300 eleitores por dia. Agora a demanda aumentou significativamente e a tendência é crescer nestes últimos dias. “Nessa última semana, quase 4 mil eleitores foram atendidos só em Belém, por dia, nos 8 postos que foram montados. Até o último dia, a gente espera que essa média cresça para 10 mil eleitores, a demanda é bem crescente”, explicou.

Ação Mangueirinho

Atendendo de 8h até o meio-dia, o posto do TRE-PA no Mangueirinho também abriu às portas para os eleitores. O secretário comentou sobre o grande fluxo de pessoas no começo da manhã buscando os serviços neste 1º de maio. “Com três horas de atendimento, nós realizamos mais de 500 atendimentos e, ao meio-dia, fechamos com 648 atendimentos”, pontuou.

"Nos próximos dias, com o horário um pouco maior, podemos chegar até a 2 ou 3 mil atendimentos só aqui no Mangueirinho", concluiu.

Diferente dos demais, o posto do Mangueirinho não precisa de agendamento e, segundo o secretário, o grande diferencial dessa ação é que os atendimentos são tanto para quem está registrado em Belém quanto em Ananindeua. 

Entre os atendidos, Milena Soares, de 25 anos, viu na programação desta quarta-feira, a oportunidade de garantir o serviço eleitoral com mais tranquilidade. “Eu vim mudar o colégio que voto, porque é longe de onde moro. Mas, como tenho filho pequeno, é muito complicado sair durante a semana. Achei muito melhor o atendimento aqui e aproveitei para fazer o que precisava”, disse Milena. 

Essa também foi uma vantagem para o casal de estudantes Carlos Sérgio Neto e Isabelly Coelho, que foram cadastrar a biometria. “Pra mim foi ótimo, moro aqui na Augusto Montenegro e precisava fazer a biometria, mas adiava para não ter que ir para o centro”, explicou Carlos. 

Programação especial no sábado

O atendimento no Mangueirinho e demais postos seguem até o dia 08 de maio. Além dos serviços da Justiça Eleitoral, no próximo sábado (04) outros serviços, como a emissão de identidade e conciliação, serão ofertados aos eleitores que forem até a Arena Guilherme Paraense. 

Felipe concluiu dando uma dica de ouro para os eleitores que ainda precisam pôr as obrigações em dia: “Se o leitor tiver acesso à internet, que ele procure um serviço agendado, que é um serviço mais confortável”.

O posto estará aberto das 8h às 16h.

Horário especial

Desde a última segunda-feira (29), os postos de atendimento ao eleitor na travessa Pirajá e na travessa São Francisco, assim como as Estações Cidadania nos shoppings Pátio Belém, Bosque Grão-Pará e Metrópole, funcionarão somente com agendamento. No entanto, o posto de atendimento do Mangueirinho receberá eleitores sem necessidade de agendamento, das 8h às 16h.

Locais de atendimento com agendamento:

- Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) localizado na Travessa Pirajá s/n, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira, onde está disponível uma estrutura com 50 guichês para atendimento ao público;

- Na sede do TRE do Pará, no bairro da Campina, com entrada pela Travessa São Francisco, ao lado do estacionamento, onde estarão disponíveis 8 guichês.

Nas Estações Cidadania, dos shoppings de Belém e Ananindeua, com agendamento disponível a partir de 29 de abril, e cada uma contará com 2 guichês de atendimento nos seguintes horários de funcionamento:

- Shopping Pátio Belém, na Travessa Padre Eutíquio, no bairro Batista Campos, em Belém, no horário das 8h às 16h, em dias úteis. Dos dias 6 a 8/05, das 8h às 17h;

- No Shopping Bosque Grão-Pará, na Avenida Centenário, bairro do Mangueirão, em Belém, no horário das 8h às 16h, em dias úteis. Dos dias 6 a 8/05, das 8h às 17h;

- No Shopping Metrópole, na Rodovia BR 316, KM 4, em Ananindeua, no horário das 8h às 16h, em dias úteis. Dos dias 6 a 8/05, das 8h às 17h.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Wladimir Costa volta para Americano, após TRE do Pará suspender Habeas Corpus

‘Tamo indo pra cana agora de novo’, disse o ex-deputado em um vídeo

2

mudança

Governador Helder troca titular de Secretaria; saiba qual

Decretos com mudanças foram assinados na sexta-feira e publicados no Diário Oficial desta segunda-feira

3

TRE do Pará suspende Habeas Corpus de Wladimir Costa e ele volta para a prisão

Caso foi julgado na manhã desta terça-feira (14/05) pela Corte do TRE do Pará

4

decisão

Alepa elege ex-deputada Ann Pontes conselheira do TCM Pará

Em votação secreta, ela obteve 34 votos dos 38 deputados estaduais presentes