Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Amazônia Check

Por Grupo Liberal

Checagem especializada e jornalística sobre temas referentes à Amazônia abordados por presidenciáveis em vídeos exibidos durante campanha eleitoral. O projeto é uma parceria com o programa 'Jogo Limpo', do YouTube Brasil

O Liberal lança programa de checagem de notícias da Amazônia no projeto Jogo Limpo do Youtube Brasil

Programa se chamará Amazônia Check e vai checar veracidade de falas dos presidenciáveis sobre a Amazônia. O projeto Jogo Limpo é do Youtube Brasil em parceria com o ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas)

O Liberal

O Grupo Liberal participou na manhã desta quinta-feira (11) do lançamento do projeto Jogo Limpo, uma parceria do Youtube Brasil com o Centro Internacional para Jornalistas.

VEJA MAIS

Reveja as entrevistas exclusivas dos candidatos à presidência para O Liberal; vídeo
Dia 16 de agosto marca a abertura oficial do período eleitoral. Ao Grupo Liberal, Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe d’Avila (Novo), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) falaram com exclusividade

Eleições 2022: YouTube seleciona O Liberal para checagem de informações sobre a Amazônia
Entre mais de 160 projetos inscritos, apenas seis organizações de notícias do país foram selecionados pelo ICFJ e Youtube Brasil para receber fundos e mentoria para combater desinformação

A iniciativa busca gerar informações de qualidade e bem apuradas sobre a eleições de 2022, com foco na checagem de notícias e falas de candidatos ao longo da campanha eleitoral. 

Iniciativa irá apurar veracidade das falas dos candidatos à presidência do Brasil sobre a região (Tarso Sarraf/O Liberal)

O diretor de conteúdo do Grupo Liberal, Daniel Nardin, esteve no evento virtual que apresentou o Amazônia Check, o projeto desenvolvido pelo jornal O Liberal para o Jogo Limpo e que tem por objetivo checar as informações dadas pelos candidatos à Presidência da República sobre a região amazônica.

A equipe de checagem  conta com 10 jornalistas e, a partir do dia 16 de agosto, irá monitorar entrevistas e pronunciamentos de candidatos sobre a Amazônia, abordando temas como meio ambiente, socioeconomia e infraestrutura. 

 “Às vezes as informações apresentadas pelos candidatos à presidência não são completas. Em vez disso, vamos ouvir pessoas e instituições na Amazônia que estudam e conhecem as informações completamente e pessoas que fazem políticas públicas, informadas”, disse Nardin, ao ressaltar que o bom jornalismo é basilar para uma democracia forte e bem estruturada. 

Os outros cinco projetos selecionados são dos veículos Aos Fatos, Redes Cordiais, Instituto Vero, Agência Pública e Núcleo.

Amazônia Check
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!