CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projetos levam sorrisos e ações especiais para o dia das crianças

Entre os itens arrecadados estão brinquedos, roupas e livros

Elisa Vaz
fonte

Levar sorrisos para as crianças é o principal objetivo das ações solidárias nesta época do ano, perto do dia das crianças, comemorado em 12 de outubro. As que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica recebem brinquedos e doações de presentes por meio de diversas atividades sociais na capital paraense.

Uma delas é a do projeto #TáTudoBem, que foi criado durante a pandemia do novo coronavírus para ajudar as pessoas mais impactadas, como as que estão em situação de rua. Inicialmente, o grupo começou com 12 pessoas, mas agora já são 30 voluntários atuando em prol da sociedade. Segundo o coordenador do projeto, Luiz Farias, não há um público-alvo determinado, como crianças ou idosos, mas as ações abrangem todos que estão em vulnerabilidade social. Desde abril até hoje, já foram atendidas mais de 500 famílias em 16 ações.

A atividade do dia das crianças já foi realizada no último domingo (4), para não coincidir com o Círio de Nazaré. Receberam a ação as famílias da Ilha de Paquetá, próximo à Cotijuba. No total, foram 55 cestas básicas arrecadadas, além de 70 brinquedos e roupas usadas que foram distribuídas para as comunidades ribeirinhas. O grupo já adianta que a ação de Natal será no mesmo local.

“O objetivo principal do projeto é levar amor, paz e esperança às nossas crianças, uma vez que a região ribeirinha, por ser de difícil acesso, tem dificuldade de alimentação, vestuário, saúde e educação. Por conta disso, escolhemos esse local para realização do dia das crianças. Foi muito emocionante ver o sorriso delas no momento da entrega dos presentes. De fato, fazer um trabalho social requer dedicação, comprometimento e amor, e o nosso grupo tem feito isso da melhor forma possível”, destaca Luiz. Todas as doações são feitas pela população. Dependendo do local, os integrantes vão buscar os itens onde o doador estiver. Também há a possibilidade de fazer transferência bancária.

Outro grupo que atua de forma similar é o Pará Solidário, que teve sua primeira ação do dia das crianças este ano. Antigo “Venezuelanos Belém”, hoje o projeto já atendeu mais de 1.200 famílias carentes. São 70 crianças apadrinhadas e 25 famílias ajudadas constantemente. O grupo é formado por 140 voluntários, dentre eles, médicos, pedagogos, advogados, enfermeiros, servidores públicos, empresários, engenheiros, fonoaudiólogos, pessoas da área de segurança pública, psicólogos e outros. Além disso, 20 sócios solidários ajudam a manter os custos fixos, um padrinho e muitos empresários apoiam as atividades como “anjos da guarda”.

A ação do dia das crianças será na própria data, no dia 12. O ponto de encontro será na em um padaria da BR-316, às 8h30, e a atividade será na comunidade do Aurá, em Águas Lindas, a partir das 10h. Também haverá ação na Pratinha, no dia 13, e em Marituba, no dia 14. Serão doados 600 brinquedos às crianças das comunidades, doados pela população e pelos sócios, sendo um para cada, além de um kit lanche, que vai incluir achocolatado, suco, refrigerante, iogurte, chocolate, chiclete, pipoca e biscoito.

Projeto estimula práticas esportivas

Por meio do esporte, o Instituto MM Tênis fomenta oportunidades para que crianças tenham mais acesso a conhecimento e lazer. Há uma década trabalhando em prol desse público, o grupo atende crianças de 7 a 14 anos com aulas gratuitas de tênis. São cerca de sete profissionais que fazem parte das ações, alcançando cerca de 630 pessoas, de vários municípios do Pará.

O presidente da entidade, Mauro Rodrigues, destaca que as ações junto às crianças são feitas de forma contínua, semanalmente. Porém, com a chegada do dia das crianças, a equipe resolveu aproveitar a data comemorativa para fazer ainda mais. Está sendo realizada uma campanha de doação de livros, brinquedos e roupas para os indivíduos que vivem em vulnerabilidade socioeconômica. Os itens foram doados pelos alunos do Instituto, que têm condições financeiras, e também por empresários parceiros da iniciativa.

As ações de doações serão separadas, para evitar aglomerações. Em Belém, haverá atividade nos bairros da Marambaia, Jurunas, Canudos, Terra Firme, Marco, Benguí e Cremação. Em outros municípios, o projeto chega, pelo menos, até Ananindeua, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá.

Além do dia das crianças, os pequenos também são beneficiados de outras formas pelo Instituto. “Nosso centro de treinamento está sendo construído na Marambaia, em breve atenderemos as crianças de graça. Estamos lutando pela quadra há alguns anos, estamos conseguindo material aos poucos, muitas empresas nos ajudaram, e nosso objetivo é justamente atender muitas crianças. Vamos poder treinar, competir”, garante.

O Instituto também possui uma biblioteca gratuita, que atende crianças da comunidade, por isso recebem as doações de livros. Foi inaugurada pelo grupo ainda a primeira quadra popular do Pará, em São Caetano de Odivelas. A intenção é expandir para vários municípios do interior do Estado. “Eu e meu irmão, Márcio Rodrigues, que é o vice-presidente da entidade, vemos muita importância nesse projeto, porque queremos devolver para a sociedade o que esse esporte fez pela nossa família. É gratificante”, pontua. Além dos brinquedos, livros e das roupas, a coordenação também recebe doações de material de construção, para a quadra.

BELÉM

Em nota à reportagem, a Prefeitura de Belém informou que não terá programação oficial do dia das crianças, mas a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) vai disponibilizar os brinquedos do Projeto Brinca Belém para ações em dois locais: na sexta-feira (9), em um dos abrigos da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), localizado na Alameda Santa Lúcia, n° 4, em São Brás, de 9h às 13h; e na segunda-feira (12), na Assembleia de Deus, localizada na Passagem Felicidade, no bairro da Condor, de 8h às 11h.

Veja como fazer doações para os projetos

#TáTudoBem:

- Banco do Brasil

Titular: Luiz C Moreira Farias Jr

Agência: 1882-1

Conta corrente: 7.012-2

Variação: 51

- Caixa Econômica

Titular: Sidney Cezar Santos Reis

Agência: 0820

Conta corrente: 21816-2

Operação: 013

- Itaú

Titular: Luciane Barbosa Ribeiro

Agência: 0936

Conta corrente: 09403-6

Pará Solidário

- Banco do Brasil

Titular: Sofia Silva Paz

Agência: 2810-X

Conta corrente: 106424-X

- Bradesco

Titular: Anant Paz Singh

Agência: 2398-1

Conta corrente: 28854-3

- Santander

Titular: Sofia Silva Paz

Agência: 3524

Conta corrente: 1089904-5

Instituto MM Tênis

Basta entrar em contato pelo telefone (91) 98253-2180 e agendar o melhor horário para a doação presencial. A equipe vai até o doador para buscar. Não há doações por transferência bancária.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA