INSS cria canal de atendimento para perícias médicas

Serviço ficará em funcionamento durante a pandemia da covid-19 em todo o País

Roberta Paraense

Entrou em vigor, na segunda-feira (20), um novo canal de atendimento para acertos referentes à perícia médica aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A criação do serviço é para facilitar o atendimento ao público, durante a pandemia da covid-19 em todo o País. As agências da Previdência Social estão limitando o acesso de pessoas e os atendimentos passaram a ser remotos.   

O novo serviço permite que os segurados façam acertos na marcação de perícia médica. O canal disponibilizado é exclusivamente para requerimento pela central telefônica no 135 a fim de que possa ser realizado um filtro prévio antes da criação da demanda. A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na portaria de nº 104, datada no dia 16 de abril, no entanto, passou a valer no dia da publicação, segunda-feira, 20 de abril 2020.

A portaria diz que o serviço de ‘acertos para marcação de perícia médica’, do tipo tarefa, foi criado para possibilitar o ajuste de críticas sistêmicas ou cadastrais que impeçam a marcação de perícia inicial e de prorrogação em benefícios por incapacidade, visando garantir e possibilitar o atendimento dos segurados.

O serviço foi ativado e configurado pela direção central em todas as agências da Previdência Social – APS do País. Outra justificativa para a adequação do canal é melhor gestão do serviço de atendimento, em conjunto com a Gerência-Executiva, que poderá, a partir de agora, configurar transferência automática para a agência específica de sua abrangência.

As tarefas serão tratadas por um servidor, que ao finalizar os ajustes da crítica que impossibilitava a solicitação do serviço de auxílio-doença ou da prorrogação desse benefício, comunicará ao segurado qual problema foi detectado.

A reportagem de O Liberal tentou duas vezes, na manhã de segunda-feira, acionar o novo serviço pelo 135, no entanto, o canal telefônico não chegou dar a opção ao usuário. Após aguardar 10 e 11 minutos, respectivamente, as ligações foram encerradas. A reportagem também entrou em contato com as assessorias de comunicação regional e nacional do INSS e aguarda retorno.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA