CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Contador dá dicas sobre a declaração do Imposto de Renda 2019

Lamarck Santos alerta para os equívocos que podem ser cometidos

Redação Integrada
fonte

Especialista já anuncia dicas para quem não quer enfrentar problemas na hora de declarar o Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019, embora a Receita Federal ainda não tenha divulgado oficialmente as mudanças em relação a 2018. As datas de abertura e fechamento do prazo para as declarações também ainda não foram definidas, pois a instituição prepara a homologação do novo sistema eletrônico. No entanto, seguindo a lógica do último ano, o período deve ser de 1º de março a 30 de abril, segundo projeção da assessoria de comunicação da 2ª Região Fiscal da Receita.

O contador e empresário contábil Lamarck Santos, atuante em Belém, afirma que, de acordo com informes enviados para entidades de classe dos contadores, já é possível adiantar algumas inserções que estarão na estrutura da declaração do IRPF deste ano. Segundo ele, será obrigatório no novo formato o preenchimento do campos de registro de imóvel e do Registro Nacional de Veículo (Renavam), que antes eram opcionais. Outra novidade será a informação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos dependentes, não importando qual a idade da pessoa.

"Dessa vez, o sistema também dará a opção para o contribuinte gerar todas as cotas de parcelamento do imposto. Isso é bom pois a pessoa pode se programar com mais segurança", afirma o contador. Para Lamarck, no entanto, a melhor dica antes de fazer a declaração é procurar a orientação de especialistas técnicos para evitar equívocos e reações do Fisco Federal não esperadas pelo cidadão.

Um dos erros mais frequentes, segundo Lamarck, ocorre quando uma pessoa financia um imóvel ou um carro e declara o valor total da compra e não apenas a quantia transferida como entrada. "Quando isso acontece, o Fisco acaba por autuar a pessoa pela diferença não declarada no imposto, quando nota que o declarante não tem lastro para efetuar a compra", alerta.

A assessoria de comunicação da 2ª Região Fiscal da Receita, responsável pelos estados do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre, afirmou à redação de O Liberal que ainda não há previsão para o lançamento do sistema digital do IRPF 2019 e, consequentemente, "qualquer divulgação de mudanças no sistema não é de responsabilidade da Receita".

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA