CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Black Friday: em busca de descontos, consumidores movimentam comércio de Belém

Ruas estavam cercadas por anúncios de promoções, com ofertas em diversos segmentos

Laís Santana
fonte

No centro comercial de Belém, a mobilização de consumidores e lojistas em torno da Black Friday já é intensa, mesmo um dia antes da data oficial marcada para hoje (27). Com ruas bastante movimentadas e cercadas por anúncios de promoções, quem passou pelo local na tarde de ontem se deparou com ofertas de diversos segmentos. Os lojistas, por sua vez, colocaram em prática durante toda semana várias estratégias para chamar a atenção dos clientes e garantir vendas. 

No começo da semana, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, fez um pronunciamento nas redes sociais orientando os estabelecimentos a realizarem promoções durante toda semana, para dar condições de receber as pessoas sem aglomeração, mantendo os horários estabelecidos em decreto. Na prática, é possível perceber a aglomeração de pessoas nas calçadas e dentro de algumas lojas, causado pelas ofertas de descontos. Contudo, a maioria dos estabelecimentos segue as orientações de saúde, como a limitação de pessoas dentro das lojas, obrigatoriedade no uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel para os clientes. 

Para quem quer comprar com o melhor preço nesse momento, o segredo é pesquisar. Foi o que fez Luís Carlos, trabalhador autônomo que aproveitou o dia para fazer um levantamento de preços. “Eu quero comprar uma caixa de som e vim nas lojas do comércio para pesquisar. Acho que as ofertas estão até interessantes, mas ainda pretendo visitar pelo menos mais umas três lojas até fechar negócio”, pontuou.

Os mais variados artigos podem ser encontrados com descontos de 20 a 60%. De aparelhos eletrônicos a itens de maquiagem e cuidado com a pele, as lojas prepararam suas fachadas com anúncios da Black Friday, arrumaram as gôndolas, ampliaram a equipe de funcionários e montaram estratégias diferenciadas, convidando os clientes às compras. 

Na loja onde a gerente Kátia Almeida trabalha até um dj foi contratado para garantir a animação dos compradores. “A gente colocou também um minitrio na rua divulgando a Black e isso ajudou bastante. Nossa Black começou dia 25 e, desde o momento que as portas se abriram, tem sido sucesso total. Geralmente, abrimos a loja às 8h30, mas durante esses dias estamos abrindo às 8h, já com o público esperando”, afirmou. Pensando em atender melhor os clientes, Kátia conta que foi necessário aumentar o número de funcionários, mas o movimento foi além do esperado. “A gente contratou 18 funcionários só para área de venda e percebemos que foi pouco. Então, a Black deste ano está indo além do que esperávamos”. 

O tradicional dia de comprar com maiores descontos é esperado por muitos consumidores que aproveitam a data para já garantir os presentes para o Natal. A cabeleireira Valciria Lima, da cidade de Altamira, aproveitou a passagem pela capital paraense e já garantiu os presentes das sobrinhas. “Eu gosto muito dessa data tanto pelos preços baixos como pelas novidades do mercado, que acabam tendo desconto também. Amanhã, eu já volto pra minha cidade e vou levando alguns presente”, celebrou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA