Descubra os filmes que estreiam nas salas comerciais e quais merecem atenção

Marco Antonio Moreira

A partir desta semana, Cinenews terá minhas indicações sobre filmes que merecem atenção do espectador. Espero que o internauta aprecie o que for indicado. Viva o CINEMA!

Destaque Especial:
Aniversário do Cine Líbero Luxardo – 33 anos

O Cine Líbero Luxardo é cinema alternativo de grande importância no nosso circuito exibidor. Com lançamentos, continuações, sessões especiais, debates e projetos, esta sala conquistou inúmeros espectadores, desde sua fundação em 1986. Programado inicialmente pelo mestre crítico de cinema Pedro Veriano, no conceito cineclubista, o Líbero Luxardo demonstrou ser fundamental para cinefilia paraense. O nome do cinema é homenagem merecida ao cineasta paulista Líbero Luxardo, e provavelmente, ele estaria satisfeito com programação da sala que tem seu nome. Parabenizo esta sala pelos seus 33 anos de atividade sem esquecer a brilhante equipe que trabalha ali há anos, que dignifica todo seu conceito e história. Para comemorar os 33 anos da sala, programação especial acontecerá até o dia 03 de julho. Entre os filmes da programação, indico especialmente “A Mula”, “Mãe!”, “Corra!”, “Dunkirk”, “A Favorita” e “Três Anúncios Para Um Crime”.  

ESTREIAS

“Turma da Monica – Laços”

Maurício de Souza é artista de alto nível e seus personagens já deveriam ter versão cinematográfica de alto nível há muito tempo. Alguns desenhos animados foram realizados anterioremente, mas agora temos  oportunidade de boa produção com maior investimento que, espero, faça sucesso.

 

“De Repente num Domingo”

 Esse filme não é estreia, mas relançamento. Mas como muitos não conhecem essa produção, incluo na sessão de estreia. É último filme do cineasta francês François Truffaut, artista importante do cinema. Um dos idealizadores do movimento cinematográfico Nouvelle Vague, nos anos 1950, Truffaut tem vasta filmografia com ótimos filmes. “Os Incompreendidos”, “Jules e Jim”, “A Noite Americana”, “O Quarto Verde” são alguns exemplos de seu talento. “De Repente num Domingo” foi realizado em 1983 quando o diretor já sabia que estava doente (ele faleceu no ano seguinte com 52 anos). É um filme “noir” concebido com muito charme e criatividade. Filmado em preto e branco, tem no elenco ótimos atores como Jean Louis Trintgnant e Fanny Ardante. É o filme da semana no Cinema Olympia. Vale atenção! Em exibição até o dia 03/07.

Continuação

“Toy Story 4” 
Essa animação permite continuação da história de Woody e Buzz que emociona adultos e crianças. O cinema de animação é capaz de ser reinventar. Woddy e Buzz podem ajudar nesse procedimento necessário.  

“Clara Estrela”
Documentário sobre a grande cantora Clara Nunes, artista que merece ser conhecida pelas novas gerações de admiradores da música brasileira. Entendo que é importante que  o cinema brasileiro registre histórias talentosas como de Clara Nunes. Sempre é tempo de aprender sobre o melhor dos nossos talentosos artistas. O filme tem última exibição no Cine Estação no dia 30/06.

Extra

A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) prestará homenagem ao cineasta americano Spike Lee com exibição de “Faça a Coisa Certa” (1989) no dia 01/07 e “A Última Noite” no dia 08/08. As exibições acontecerão no cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes) com entrada franca e debate após a exibição. Spike Lee é diretor de provocações e atitudes. “Infiltrado na Klan”, exibido recentemente, foi um dos melhores filmes do ano passado. Sua obra deve ser mais conhecida.

O cine SINDMEPA (Sindicato dos Médicos do Pará) exibira o clássico “O Mensageiro” de Joseph Losey no dia 02/07. O filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1971 e tem no elenco Julie Christie e Alan Bates. Uma bela e triste história de amor foi filmada de maneira sensível e poética. Um dos melhores filme de Losey, cineasta de clássicos como “O Criado” (1963), “O Menino dos Cabelos Verdes”(1948) e “Don Giovanni”(1979). O Cine SINDMEPA fica na Boaventura entre  Generalíssimo e 14 de março.

Cotações

“De Repente num Domingo” ⭐⭐⭐⭐⭐
Direção: François Truffaut

“O Mensageiro” (1971)- ⭐⭐⭐⭐⭐
Direção: Joseph Losey

“Faça a Coisa Certa”(1989) - ⭐⭐⭐⭐⭐
Direção: Spike Lee

“Rocketman” - ⭐⭐⭐⭐
Direção: Dexter Fletcher

“Inferninho” - ⭐⭐⭐⭐
Direção: Guto Parente e Pedro Diógenes

⭐⭐⭐⭐⭐Excelente ⭐⭐⭐⭐Muito Bom ⭐⭐⭐Bom ⭐⭐Razoável ⭐Fraco

O Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!