CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

X Fórum Social Pan-Amazônico discute a unificação de forças na luta pela vida em territórios de guer

O evento acontece até o dia 31 de julho na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Thainá Dias

Belém recebe o X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) até o dia 31 de julho (domingo), na Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro entre representantes dos noves países que integram a Pan-Amazônia (Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Suriname) terá como tema o desafio de unificar forças na luta pela vida em territórios em guerra. A pragamação será composta por lançamentos de livros, apresentação cultural de povos indígenas, música e muito mais.

O Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa) surgiu, em 2001, ainda no cenário do Fórum Social Mundial, para lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. O encontro bienal é um espaço de articulação para a incidência e a resistência política e cultural. O Fospa se estrutura hoje com inúmeras redes atuantes nas causas do meio ambiente e dos direitos humanos.

Segundo a coordenadora do evento, Célia Maracajá, “a programação do evento foi pensada de acordo com os anseios e decisões coletivas dos nossos grupos sociais que estão sendo representados: quilombolas, mulheres, indígenas. É dessa forma que acreditamos ser o melhor para construir o fórum, todos participarem, envolvendo todos esses países da Pan-Amazônia, para mudarmos o mundo e atingirmos nosso objetivo”, explicou.

A programação que começou na quinta, continua no dia 29 de julho (sexta), a partir das 9h, com o Tribunal dos Direitos da Natureza. Em seguida, acontece o ato em homenagem aos Mártires da Amazônia, que celebra a memória de todos e todas que deram suas vidas em defesa da Amazônia e seus povos, com representantes de diversas religiões, testemunhos, vídeos, canções, e uma caminhada até a orla da universidade, que se encerra com o grupo feminino “Suraras” em uma roda de carimbó.

No dia 30, pela manhã, o público conta com o Encontro dos Povos Indígenas Pan-Amazônicos e, às 14h, o Tribunal de Justiça e Defesa dos Direitos das Mulheres Pan Amazônicas e Andinas, com depoimentos de movimentos e mulheres do Brasil, Equador, Colômbia e Peru. Como juízas deste tribunal, atuarão Graça Costa (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional-FASE/Articulação de Mulheres Brasileiras-AMB); Givânia Silva (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos-Conaq); Concita Sompré (Federação Estadual dos Povos Indígenas do Pará-Fepipa/Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade-Anmiga); Soledad Munõz (Plataforma Dhesca - Argentina); Eliane Brum (jornalista e escritora) e Luz Mary (Indígena-Colômbia). Finalizando no dia 31 de julho, acontecerá o Ato contra o Fascismo, o Autoritarismo, o Fundamentalismo e o Ecocídio conjuntamente com a Cerimônia de Encerramento do X Fospa.

 

Agende-se

“X Fórum Social Pan-Amazônico”

Data: 28 a 31 de julho de 2022

Local: Universidade Federal do Pará (UFPA), campus do Guamá.

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA