CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Talento paraense para a dança é tema de doc de Edson Coelho

Produção foi gravada no nordeste do Pará e já está disponível na web

O Liberal
fonte

Com 25 minutos de exibição, documentário “Paraense dançarino”, dirigido por Edson Coelho de Oliveira, já pode ser assistido no Youtube, ele já conta com mais de 700 visualizações. A base da produção é “como o paraense dança assim?”. A pergunta central que envolve todo o documentário, busca entender como o paraense dança não apenas tão bem, mas com suas características únicas.

Filmado em janeiro de 2021, “Paraense dançarino” teve imagens gravadas em Bragança, Augusto Corrêa, Santarém Novo, e vilas e distritos da região nordeste paraense.

“Eu morava Bragança e aí, junto com meu amigo Eduardo Alves, o editor, tivemos a ideia. Foi só desdobrar em novas oportunidades”, contou Edson Coelho.

Foram entrevistados especialistas em arte, compositores como Manoel e Felipe Cordeiro, dançarinos, empresário de som automotivo, pessoal da Marujada, pessoas na rua e a drag queen bragantina Dalamahare.

Inclusive foi o município do nordeste paraense que despertou no diretor a ideia dom doc.

“Bragança não é o único lugar que é referência em dança, mas é muito cultural. A Marujada, com as festas literalmente no meio do mato, chamam bastante atenção. E o edital que ganhamos, do Prêmio Preamar de Arte e Cultura, era para a região nordeste do Pará. Então escolhemos filmar nesses lugares”, disse Edson Coelho.

O documentário contou com o apoio artístico de vários compositores paraenses, como Tonny Brasil, que compôs e doou uma trilha de tecno especialmente para o doc, Ronaldo Silva, Paulo Uchoa, Márcio Montoril e Manoel Cordeiro, que cederam músicas para a trilha. Cris Salgado cedeu imagens do carimbó de Santarém-Novo e Liceu de Artes de Bragança, que cedeu o teatro para a gravação de vários ritmos demonstrativos de danças do nordeste paraense. Além de Géssica e Porfiro, dançarinos brangantinos, também participaram.

A produção é da Jambu Filmes com patrocínio do governo do Estado do Pará, via Prêmio Preamar de Cultura e Arte 2020.

“Tenho um grande amigo e parceiro, o Luiz Guilherme, que é um dos maiores cantores de brega. Eu ia com ele às festas e sempre me deslumbrava. A dança está presente sempre, estamos sempre rodeados de dança, é muito cultural”, acrescentou o diretor.

No documentário “Paraense dançarino”, Edson Coelho desvendou de onde vem o “talento de corpo” paraoara, que tem influência direto do amor pela música e pela dança.

“O resultado é uma festa de imagens e cultura”, comenta o diretor.

 “Paraense dançarino” foi dirigido por Edson Coelho de Oliveira, com direção de Produção de Luciana Martins, de direção de fotografia e imagens, Renato Chalu, de edição e pós-produção, Eduardo Alves.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA