CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Salomão Habib recebe homenagem em concerto virtual

A programação encerra os trabalhos do Programa Vale Música com obras de artistas nacionais.

Bruna Lima
fonte

"Cantiga de Penas" é a música escolhida pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e dos jovens estudantes do projeto Vale Música Belém para homenagear o músico paraense Salomão Habib. Nesta sexta-feira (15), às 11h, a OSB publicará em suas redes sociais o vídeo em que os jovens estudantes tocam junto com os músicos da orquestra. A programação encerra os trabalhos do Programa Vale Música com obras de artistas nacionais.

Salomão Habib diz que se sente feliz e honrado pela homenagem, pois ele diz que toda canção é potencialmente um processo de educação. "Você aprende, reflete, observa e questiona. Além de comover e fazer bem", diz Salomão. 

A canção tem arranjo de Alexandre Queiroz e foi cedida "com todo prazer" aos alunos, como disse Salomão. "Eles entraram em contato pedindo autorização e eu cedi com muita felicidade. Inclusive, essa música já foi interpretada em vários lugares do Brasil", acrescenta o artista.

A canção faz parte do projeto "Cantarolar", de Salomão Habib, e ele explica que a composição fala de liberdade, felicidade e mais precisamente dos pássaros da Amazônia. "Uma das funções primordiais da música é tocar, educar, comover, alegrar o espírito, a alma e ter uma mensagem positiva. Quem vive livre é feliz. Devemos contemplar e respeitar o meio ambiente como ele é. Observar e respeitar as coisas na sua própria natureza", reflete o músico.

Salomão Habib faz um trabalho social por meio do projeto "Cantarolar", que são corais formados por crianças. Ele tem apoio da Unicef e já chegou a mais de 8 mil crianças de escolas públicas de Belém. É um projeto de arte-educação, o qual o músico aborda temas de cidadania, história e meio ambiente agregando ao universo da música.

Salomão Habib é concertista e compositor de música erudita e regional. Ele é professor fundador da Universidade Estadual do Pará no curso de Educação Artística, habilitação em música. Reconhecido nacional e internacionalmente, Habib possui um trabalho popular e erudito, com trabalhos divulgados na França, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e República da Tchecoslováquia. Salomão também é pesquisador e professor de musicalização e violão clássico, formado pelo Conservatório Estadual Carlos Gomes de Belém.

Nessa ação de encerramento, as apresentações reúnem gravações feitas individualmente, cada um em sua casa, seguindo os protocolos de combate a pandemia. No vídeo, os músicos da OSB dividem o palco virtual com os jovens alunos do Vale Música do Instituto Moinho Cultural (MS).   

O projeto

A ação integra o Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que por meio da música cria uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas.

Cerca de 50 alunos do programa Vale Música dos municípios de Belém, Corumbá e Serra tiveram aulas com professores da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) ao longo do ano de 2020. Em função da pandemia, os encontros, que costumavam ser presenciais, precisaram migrar para o ambiente virtual.

A OSB é parceira do Programa Vale Música desde o primeiro ano e para o coordenador Artístico da orquestra, Nikolay Sapoundjiev, desenvolver esse projeto com a Vale sempre foi motivo de muito orgulho e alegria. "Sempre viajámos ou recebíamos os alunos aqui em residência, mas nesse ano que passou não foi possível por conta da pandemia. Ainda assim, nós continuamos nos conectando através da música. Realizamos todas as nossas atividades virtualmente e agora neste mês a OSB lança alguns vídeos de culminância desse grande projeto que foram feitos pelos professores e os alunos do programa Vale Música, exclusivamente com um repertório brasileiro", comenta.

Para João Marcos Palheta, aluno do Projeto Vale Música Belém, o contato com os músicos e professores da OSB proporcionou uma excelente experiência de aprendizado. "É de extrema importância, na formação de um músico performer, uma orientação sólida e eficiente. Através desse contato com os experientes professores da OSB pude aperfeiçoar técnicas, interpretações, formas de tocar em audições e concertos. Posso dizer que as orientações fizeram me aproximar mais de um nível profissional, me trouxeram amadurecimento musical. Toda a vivência e a gama de informações passadas foram de extrema importância  para direcionar meu aprendizado e agregar experiência em minha carreira", afirmou o jovem clarinetista.

Projeto Vale Música Belém
Desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), a iniciativa vem transformando a vida de alunos do ensino público da capital do Pará e conta com patrocínio da Vale desde 2004, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com 16 anos de existência, mais de 1.200 músicos profissionais foram formados pela instituição, que atende atualmente 280 crianças e jovens com o ensino e aprendizagem da música. O projeto tem a Orquestra Jovem, Coral, Grupo de Flautas Doce, Banda Sinfônica Jovem, Grupo de Percussão de Câmara,  Orquestra de Violinos e Coral infanto-juvenil.

Agende-se

OSB e Alunos do Programa Vale Música Instituto Moinho Cultural, Serra e  Belém em Concerto Virtual
Dia 15 de Janeiro, homenagem a Salomão habib, às 11h
Facebook - /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube - /sinfonicabrasileira
Acesso gratuito

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA