CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Quadrinistas paraenses lançam novas obras

Coletivo Serendi entrega a HQ "Niara" e Gidalti Jr começou a vender “Brega Story''

O Liberal
fonte

Uma nova safra de obras de quadrinhos paraenses estão disponíveis para os amantes de leitura. Há obras de autores consagrados e de novos nomes do cenário paraense. Uma obra já disponível nas bibliotecas públicas de Belém e Barcarena é a HQ "Niara", produzida pelo coletivo Serendi, formado por cinco mulheres quadrinistas de diferentes cidades do Pará.

Durante os últimos sete meses o coletivo integrado por Francy Botelho, Lívia Guimarães, Julia Lustosa, Marina Pantoja e Louise Guimarães criou a HQ “Niara” com foco na cultura ribeirinha. A obra conta a história de uma menina de 10 anos, que mora em uma vila de pescadores da ilha do Marajó, um lugar cercado de lendas do imaginário popular. Niara precisa se aventurar pelos rios da Amazônia na companhia do peixe Poraquê, um ser enfeitiçado, que nasceu nas páginas do livro de Juceli Dias como um conto, e foi a inspiração para a história.

“A HQ Niara é um projeto que existe desde 2020, a Livia Guimarães que é roteirista da história e museóloga, gosta muito de patrimônio imaterial. E ela encontrou a inspiração da história na lenda do poraquê. Ela se inspirou nessa história para a Niara”, revela Francy Botelho. “Niara precisa salvar a vila que está ameaçada como a saúde de todos, e vai com o peixe poraquê encontrar a Senhora dos Rios para salvar a vila”, resume.

O projeto apoiado pela Lei Aldir Blanc “Niara e o Imaginário Amazônico” produziu 250 exemplares que foram distribuídos para as bibliotecas públicas, escolas e bibliotecas comunitárias de Belém e Barcarena. Como contrapartida, o coletivo realizou duas oficinas gratuitas online, uma para crianças e adolescentes e outra para adultos. O projeto contou com Livia Guimarães no roteiro, Louise Guimarães no design dos personagens, Julia Lustosa na arte final, Francy Botelho com a colorização, e Marina Pantoja da diagramação. Em breve, as artistas planejam uma nova edição que será comercializada.

BREGA – Outra HQ, que também chegará em breve às livrarias, é “Brega Story'' do premiado quadrinista Gidalti Jr, ganhador do Prêmio Jabuti de histórias em quadrinhos com “Castanha do Pará”, em 2017.  A nova obra traz o ritmo brega, reconhecido recentemente como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, como o principal homenageado. O livro financiado de maneira coletiva alcançou o triplo do estipulado em menos de 15 dias. Os interessados ainda podem adquirir a obra de 320 páginas aqui.

Brega Story conta a história do músico Wanderson Jr., conhecido como o “Rei do Brega”, que tenta se adaptar às mudanças para levar adiante o plano de ser uma grande estrela nacional e, quem sabe, internacional. “Ele é uma figura datada, que teve um certo sucesso no passado, mas se depara em um mundo em que tudo mudou e se transformou, menos ele. A narrativa traça esse movimento de tentativa desse músico em se adequar e sobreviver para se manter ‘Rei’. É a jornada de um decadente que vai fazer de tudo para se manter no topo”, detalha o autor.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA