Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Projeto Cinema no Marajó aproxima população de Breves e Melgaço

Mostra online finaliza o projeto com rodas de conversa entre diretores e diretoras dos filmes em exibição

O Liberal

Levar conhecimento e popularizar a arte cinematográfica para a população ribeirinha são um dos principais objetivos do projeto “Cinema no Marajó”. De iniciativa do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual VISAGEM, sob coordenação da Denise Cardoso, o projeto foi selecionado pelo edital de audiovisual – lei Aldir Blanc Pará 2020 e desde março vem sendo desenvolvido por uma equipe experiente.

Segundo Denise, a ideia não é apenas ensinar sobre a arte mas popularizá-la para essas regiões. “A ideia é levar até o público de Melgaço e Breves, oficinas de audiovisual e oficinas de fotografia, tudo pelo celular. A intenção é que as pessoas desses municípios criem as suas próprias produções de cinema e fotográficas. Então são narrativas elaboradas pelos participantes dessas cidades tendo como suporte o aparelho celular. A ideia é popularizar tanto a produção como fazer circular a produção entre a sociedade”, explicou.

Apesar das limitações impostas pela pandemia, o projeto conseguiu aproximar a população ribeirinha de Breves e Melgaço do cinema e da fotografia através das rodas de conversa com convidados especiais, oficinas de Fotografia e de Introdução ao Audiovisual (todas em modo online), fomentando este tipo de produção principalmente entre os jovens, de modo que possam descobrir novas oportunidades e entender outros contextos da realidade que os circunda através do audiovisual.

Para Denise “foi um desafio porque o grupo formado por antropólogos, cineastas, comunicólogos tinham a intenção de ir até o município e devido a pandemia foi inviavél presencialmente. Mas já tínhamos a noção de que as atividades poderiam ser realizadas online da forma como fosse possível. Através da facilidade que a internet nos permite, podemos juntar pessoas que se interessam por essa arte. E então nós pretendemos dar continuidade ao nosso projeto quando for possível nossa ida até esses municípios. Foi uma troca tanto para nós profissionais quanto para esses alunos maravilhosas, que pudemos ter a honra de levar a arte até eles”, concluiu orgulhosa a coordenadora.

Durante a oficina de introdução ao audiovisual, foram produzidos quatro curtas-documentários pelos alunos e todos serão exibidos na Mostra de Cinema através da plataforma de Streaming Amazônia Flix (https://amazoniaflix.com.br/ ). Um deles, “A gota d’água”, da aluna de Breves, Andressa Gonçalves, mostra as dificuldades de conseguir água potável na região, apresentando alguns de seus moradores e seus dramas diários.

Para Andressa, apesar de todo o trabalho, o resultado foi gratificante. “A gente queria dar essa visibilidade para o nosso povo, mostrar as problemáticas que muitos de nós passamos todos os dias na região. As mulheres de Breves precisam ter uma oportunidade de fala, mostrar que somos felizes apesar de todas as dificuldades. Entramos em contato com criança, jovens e idosos e isso foi muito enriquecedor. Apesar de todo o trabalho que tivemos, o resultado final nos trouxe uma felicidade sem tamanho. E quando divulgamos, as pessoas ficaram muito ansiosas e empolgadas pra assistir porque foi feita pelas mãos dos próprios moradores”, contou empolgada.

A Mostra do Cinema Documentário começa dia 22/07 e vai até dia 08/08 e todos os filmes poderão ser assistidos gratuitamente 24h por dia. A abertura oficial do evento ocorre ás 17h com uma roda de conversa com grandes nomes como Jorane Castro, Evandro Medeiros, Jorge Bodanzky, Alexandre Nogueira, Zienhe Castro, Chico Carneiro, Francisco Weyl e Felipe Pamplona (todos com filmes sendo exibidos na Mostra).

 

Agende-se!

Projeto Cinema no Marajó

Data: 22/07 até 08/08

Local: Streaming Amazônia Flix (https://amazoniaflix.com.br/)

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA