Paulo Ricardo vai cantar sua paixão pelo rock no Mangueirão, em Belém

Ex-vocalista da memorável banda RPM que mexeu com o Brasil nos anos 1980, Paulo vai celebrar em Belém 40 anos de carreira artística. E para isso, no dia 14 de agosto, vai colocar todo mundo para dançar junto e separado com todos os seus sucessos na pista

EDUARDO ROCHA
fonte

O público de Belém vai ter o privilégio de fazer parte da celebração dos 40 anos de carreira artística do cantor, compositor e músico carioca Paulo Ricardo, ex-vocalista da inesquecível banda RPM. Ele se apresentará no dia 14 de agosto, a partir das 21h, em um megashow programado para o estádio Mangueirão, no bairro do Bengui, em Belém. Nesse show, além da vibração de Paulo, a plateia vai poder degustar de todo o suingue do grupo antológico de pagode Raça Negra, que fez escola no Brasil, e a participação especialíssima da banda Fruto Sensual. O evento comemora os quatro anos do site 'O Antagônico'.

"Alô, Belém! Tô chegando aí com a turnê 'XL', meu novo show, comemorando 40 anos de carreira, com todos os meus grandes sucessos, RPM e carreira solo. Você não pode perder, porque vai ser uma festa de comemoração de aniversário do 'Antagônico', lá no Mangueirão, dia 14 de agosto, uma quinta-feira, e, ainda por cima, um show do Raça Negra. Então, estou esperando vocês. Valeu!", diz Paulo Ricardo no recado que mandou ao público por meio das redes sociais.

Em entrevista ao Grupo Liberal, Paulo Ricardo deu o spoiler de que os fãs e público em geral vão poder conferir uma apresentação especial, da turnê "Paulo Ricardo XL". Ao se referir a essa sequência de shows, o artista destaca: "Tem sido espetacular em todos os sentidos! Uma superprodução que, com a ajuda do público, contempla todas as fases da minha carreira e, graças a IA, traz duetos com Rogério Flausino e Renato Russo, entre outras surpresas!”. Para atiçar os fãs, ele acrescenta: "Posso garantir que vocês vão ouvir todos os sucessos do RPM e coisas da minha carreira solo que eu não faço há muito tempo, inclusive, coisas que eu nunca cantei".

A partir daí, não fica difícil se imaginar como vai transcorrer essa apresentação na capital do Pará. Com seu contrabaixo e sua maneira singular de dançar com o instrumento nos shows, Paulo Ricardo se notabilizou como o vocalista de uma das principais bandas do rock brasileiro nos anos 1980: o RPM. Essa banda tinha na sua formação principal original: Paulo Ricardo (vocal e baixo), Fernando Deluqui (guitarra), Luiz Schiavon (teclados) e Paulo Pagni (bateria). 

O RPM foi um fenômeno de sucesso em discos em shows. O disco de estreia intitulado "Revoluções Por Minuto" chegou como um petardo no cenário musical de 1985. Vendeu mais de 100 mil cópias, a partir dos hits "Louras Geladas", "Olhar 43", "Rádio Pirata", "A Cruz e a Espada" e outros. As canções "Louras Geladas" e "Olhar 43" viraram uma mania nacional, imperando em festas por longo tempo. 

Já "A Cruz e a Espada", composta por Luiz Schiavon e Paulo Ricardo, ganhou um dueto à altura: Paulo Ricardo e o saudoso Renato Russo, vocalista da lendária banda Legião Urbana. Essa gravação está no disco "Rock Popular Brasileiro", de Paulo Ricardo, de 1996.

Empatia

As apresentações da RPM em shows e na TV eram marcadas pela histeria das fãs e, em especial, pelo trabalho sonoro da banda que chegou a dialogar com nomes sagrados da música brasileira, como Caetano Veloso. A performance de Paulo Ricardo e Caê em "London, London" é algo que não envelhece. Dialogar com artistas e estilos de rock e outros gêneros musicais fez e faz parte da carreira de Paulo. Esse artista sempre esteve atento às correntes do rock e à música produzida no Brasil, ou seja, ao rock nacional, sambas, baladas e outros ritmos. 

Em sua trajetória solo, após o RPM, Paulo Ricardo cultiva o espírito do rock como pesquisa de sonoridades. Ele lançou mão do carisma, de tudo o que ouviu e ouve no universo do rock e outros tipos de música, para gravar discos com a pegada do vocalista histórico que é. Seja em baladas românticas seja em sons mais dançantes ou ainda nas performances acústicas e covers de suas referências, como é o caso dos imcomparáveis Beatles, por exemplo, Paulo sempre mantém a vibração alto astral e inovadora do rock. 

E é tudo isso que esse artista vai mostrar no show agendado para o dia 14 de agosto no Mangueirão. São 40 anos de muito som, álbuns e turnês. Mas nada se assemelha ao momento de celebrar quatro décadas de carreira dedicada à arte de compor e cantar. Celebrar em pleno palco, cercado de admiradores de seu trabalho e de novos fãs na plateia. Por isso, a expectativa por esse show é grande tanto do próprio Paulo Ricardo quanto do público em Belém.


Serviço: Show 'Raça Negra e Paulo Ricardo'
No dia 14 de agosto
21h
No Estádio Mangueirão, no bairro do Bengui,
em Belém (PA)
Participação especialíssima da banda Fruto Sensual
Ingressos: no site bilheteriadigital.com

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA