O encontro de Epaminondas Gustavo e Felizmunda

Craques na arte de fazer rir, Claudio Rendeiro e Denise Rodrigues falam sobre seus personagens

Bruna Lima

O #Libcult promove esta semana o encontro entre dois ícones do humor paraense: Epaminondas Gustavo e Felizmunda. Personagens criados por artistas que utilizam com maestria as paródias e piadas sobre o cotidiano paraense para arrancar gargalhada do público. Em um bate-papo descontraído, os humoristas mostram suas diferenças e pontos comuns, no palco do teatro Estação Gasômetro, especialmente para O Liberal.

Quando se fala em Felizmunda e Epaminondas Gustavo poucos lembram que são personagens criados por dois humoristas paraenses, Denise Rodrigues e o também juiz Claudio Rendeiro. Isso porque os dois já ganharam vida própria e fazem parte do dia a dia do povo paraense. O encontro dos dois promovido pelo #LibCult surge como forma de mostrar ao público o trabalho que eles vêm realizando e a consolidação de suas carreiras, seja em palcos de teatros ou em eventos privados.

De um lado temos Epaminondas Gustavo, uma personificação do caboclo paraense cheio de informações e percepções sobre o mundo. O linguajar carregado no "r" e o sotaque "afrancesado" se torna um dos principais atrativos do personagem, criado pelo juiz Claudio Rendeiro. O jurista atua no momento na vara de homicídios e a pergunta mais frequente que lhe é feita é de como consegue conciliar as duas atividades, que aparentemente, são bem distintas.

"As pessoas sempre me fazem essa pergunta e a resposta que eu dou é que uma complementa a outra, já que eu uso o humor de forma cidadã e educativa. Por meio do Epaminondas informo de maneira simples sobre diversas questões de direitos e deveres. O Epaminondas me torna um juiz melhor", pontua.

Existem dois momentos marcantes do personagem na vida do artista. O primeiro é quando ele consegue introduzir o Epaminondas em palestras promovidas pelo Tribunal de Justiça do Estado. O segundo momento, já em 2013, quando ele faz uma brincadeira por meio de áudio de Whatssap e a sonora viraliza. A partir disso, Claudio Rendeiro passou a se dividir de forma mais intensa entre o juiz e o personagem.

"Tudo isso surgiu na minha vida de forma despretensiosa, não imaginava que esse personagem fosse ganhar tanta projeção". Hoje, Epaminondas Gustavo tem um programa diário na rádio Cultura, "Escuta mano meu recado", realizado em convênio com o Tribunal de Justiça do Estado, que tem a responsabilidade de dar ao ouvinte orientações jurídicas da forma mais simples possível.

Já Felizmunda surgiu na vida de Denise Rodrigues de forma totalmente diferente. Num momento de necessidade e resiliência, Denise se viu artista. Com a formação de publicitária, ela vinha recebendo vários "nãos" e portas fechadas para oportunidades de emprego. "Eu quebrei todas as empresas por onde passei", brinca.

Diante desse cenário ela teve a ideia de transformar seu jeito brincalhão em trabalho. "Eu sempre fui a engraçadinha do grupo, aquela que as pessoas chamam para fazer palhaçada", diz Denise. Em meio à crise financeira, conversando com uma amiga, ela ficou sabendo da profissão de animadores de festa. "A minha amiga me falou de uma drag queen que fazia animação de festa e na hora eu me vi na situação", acrescentou.

A partir disso, ela correu atrás de acessórios e entrou ao time. "As coisas foram acontecendo e já tem 20 anos que estou nesse trabalho", completa. A comediante já venceu concursos em programas de televisão da Globo e do SBT e pretende continuar criando piadas e paródias com temas diferenciados.

Felizmunda está com a agenda realizando shows, principalmente em eventos privados. E Epaminondas Gustavo estará como participação especial na apresentação de Verde Ver-o-Peso nos dias 22 e 23 de junho, no Theatro da Paz. E toda quinta-feira de julho vai estar com o show "Humor à primeira espiada", no bar Municipal.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!