No ar em ‘Dona de Mim’, atriz Luana Tanaka compartilha experiências da carreira
A artista atua na novela como Gisele e é parte do elenco de “Sexa”, novo filme dirigido e estrelado por Gloria Pires

Luana Tanaka, atriz paulista de 35 anos, está no ar como Gisele, na novela “Dona de Mim”, da TV Globo. A personagem é tradutora e namora Ayla, interpretada por Bel Lima. Enquanto está na televisão, Luana também estrela “Sexa”, filme com direção e atuação de Gloria Pires.
VEJA MAIS
Com uma personagem que vive um relacionamento sáfico — ou seja, entre duas mulheres —, Luana ressalta a importância de relações fora do padrão heterossexual serem retratadas em produções audiovisuais, em especial em novelas. “Vivemos em um mundo com 8 bilhões de realidades coexistindo, mas a heteronormatividade tenta dominar tudo. As histórias homoafetivas sempre existiram, mas foram apagadas”, afirma. Ela considera, de igual relevância, abordar a questão de maternidade e paternidade nos diferentes contextos familiares, principalmente naqueles em que há relacionamento homoafetivos.
Novas descobertas
“Na novela, fui conhecendo a personagem aos poucos, conforme os capítulos chegavam. É uma criação com certo ‘descontrole’ que eu adoro. A gente não sabe exatamente quem é o personagem, ele vai se revelando”, revela Luana. A atriz fala que isso a conecta com a vida real, pois segue tentando entender os passos futuros enquanto se relaciona com o momento presente e lida com situações inesperadas. “Na vida também estou tentando entender o que vem a seguir, como a Gisele”, aponta.
Gisele, interpretada pela atriz, é pega de surpresa quando a namorada revela estar grávida. O bebê é fruto de uma inseminação artificial, procedimento realizado pela personagem de Bel Lima sem informar à companheira. “O desejo de não ser mãe é tão genuíno quanto a vontade de maternar. O momento em que a Gisele descobre a gravidez da Ayla foi muito marcante pra mim. Ambas falaram sobre suas vontades, mas não sobre as implicações disso para a relação”, conta. Luana diz que a decisão tomada por Ayla muda completamente o futuro do casal.
Futuro cheio de expectativas
Já no cinema, a próxima estreia da atriz é no primeiro filme de ficção dirigido por Gloria Pires. “Sexa” fala sobre diversos temas, como o envelhecimento e a redescoberta do amor. Além desse longa, Luana também estrela, neste ano, “Pecadora”, de Dainara Toffoli, e “5 Tipos de Medo”, de Bruno Bini. “Quero seguir encontrando bons personagens, trabalhar com pessoas gentis que queiram contar histórias que ainda não tiveram a chance de serem contadas”, explica.
A artista paulista também revela que está desenvolvendo um solo de teatro e começa os ensaios para dois espetáculos de 2026. “Minha ideia é não parar nunca. Me sinto mais eu quando estou atuando”, aponta. A expectativa de Luana é emocionar, instigar e transformar por meio da atuação.
Luana nasceu em São Paulo, capital, e se formou pela Escola Superior de Artes Célia Helena em 2010. Após um ano, a atriz esteve no elenco da novela “Morde e Assopra”, da TV Globo. Ao longo da carreira, ela já participou de mais de 20 produções, como “Sessão de Terapia” (2013), “3%” (2016), “Novo Mundo” (2017), “Não foi Minha Culpa” (2022) e “O Negociador” (2023).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA