CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Mostra Contemporâneos Modernos Vol. 1' promove roda de conversa sobre acervos de arte

Jussara Derenji e Emanuel Franco irão falar sobre os acervos dos museus da UFPA e da Unama.

Enize Vidigal

A “Mostra Contemporâneos Modernos Vol. 1” recebe a primeira roda de conversa de pesquisadores e artistas nesta quarta-feira, 15, às 19h, na Galeria Graça Landeira, do campus da Unama da Av. Alcindo Cacela. A exposição reúne cerca de 70 obras de artistas de diferentes épocas, técnicas e linguagens - como pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e vídeos - pertencentes aos acervos dos museus da Unama e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A entrada é franca.

Os convidados da primeira roda de conversa da programação, são a professora e arquiteta Jussara Derenji, diretora do Museu da UFPA; e o arquiteto, professor e artista plástico Emanuel Franco, atual diretor do Museu de Arte Sacra que fez a curadoria do Salão Pequenos Formatos, que sedimentou a constituição do acervo artístico da Unama. Eles irão falar sobre o tema “Acervos Museu da UFPA e Museu da Unama- Percursos e identidades”.

O bate-papo será mediado pelos professores Mariano Klautau Filho e Jorge Eiró, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama (PPGCLC). O departamento é responsável pela realização da “Mostra Contemporâneos Modernos Vol. 1” e das rodas de conversa. “Essa é uma atividade pedagógica que os alunos da Unama participam bastante, mas também é aberta ao público”, explica Klautau.

“A exposição abriu há duas semanas como resultado da pesquisa sobre os acervos de arte dos museus de Belém. Essa exposição reúne obras de cerca de 58 artistas, de diferentes gerações, desde os anos 50/ 60, também dos anos 70/ 80 e recentes, do ano passado”, descreve o professor. “Esse projeto é uma forma de valorizar as obras de acervo que são guardadas nas reservas técnicas”, completa. 

A próxima roda de conversa da programação será no dia 29 de junho, às 19h, na mesma galeria, com os artistas Elieni Tenório e Alexandre Cerqueira. “Eles vão falar sobre os trabalhos deles que estão na exposição. A Elieni, que passou a se dedicar aos objetos, naquele tempo trabalhava mais com pintura. Ela está com uma tela nessa exposição. Já o Alexandre, que também é professor, tem um trabalho ligado à fotografia e aos processos artesanais, misturando essa modalidade com serigrafia”, antecipa. 

Exposição 

A “Mostra Contemporâneos Modernos Vol. 1” está aberta à visitação até o dia 1o de setembro, de segunda à sexta-feiras, das 14 às 18h, com entrada franca. Entre os artistas com obras nessa exposição estão Dina Oliveira, Luiz Braga, Jorane Castro, Nina Matos e Walda Marques. As obras mais antigas da mostra são duas pinturas de Carmen Souza, datada dos anos 50 ou 60. A curadoria é de Susanne Pinheiro, Vera Pimentel, Carolina Venturini, Luiz Fernando Veiga e Yasmin Gomes.

Agende-se:

Roda de conversa da Mostra Contemporâneos Modernos Vol. 1

Dia: Quarta-feira, 15

Hora: 19h

Local: Galeria Graça Landeira, da Unama (Av. Alcindo Cacela, 287)

Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA