CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

"Conectando Arquivos" chega no município de Barcarena, nesta quinta (28)

A segunda edição do projeto chega no município de Barcarena e fica até sexta (29) com uma programação de bate-papo e exposição.

Bruna Lima
fonte

Conservar documentos e escritos é um trabalho de preservação da memória e de manter a história viva. E por meio desse conceito o Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) criou o projeto "Conectando Arquivos" como forma de dialogar e fazer um intercâmbio com arquivos públicos municipais. A segunda edição do projeto chega no município de Barcarena nesta quinta-feira (28) e fica até sexta (29) com uma programação de bate-papo e exposição.

O diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii, explica que a ideia do projeto é fazer com que o arquivo do Pará conheça os arquivos municipais. Diante disso, estão sendo criadas atividades para que possa integrar os acervos tanto na questão do conhecimento como também em uma área mais técnica.

Com relação a Barcarena, a ideia é fazer uma exposição integrada com arquivos do Estado e municipal e com o tema da história do município desde o período colonial até o período republicano.

“Nós estamos liberando algumas cópias que temos para compor esse material deles e a ideia é que fique no município e se transforme em uma exposição itinerante e possa transitar por vários lugares. A outra etapa da atividade em Barcarena é de fazer mesas redondas para discutir sobre gestão documental e digitalização de documentos. Essas demandas foram dadas pela própria prefeitura de Baracarena”, explicou Leonardo Torii.

A abertura da Exposição "Acervos Integrados: Documentos, História e Memórias do Município de Barcarena", será na Escola São Francisco Xavier, na Vila de São Francisco. Já na sexta-feira (29), também às 9h30, o auditório São Francisco Xavier, no Complexo Administrativo da Prefeitura, receberá a palestra "A gestão de documentos na administração pública", com Lucas Monte Verde, presidente da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA).

Na sequência, às 10h30, será realizada a palestra "A digitalização de documentos públicos: definições e desafios", com o diretor do APEP, Prof° Msc. Leonardo Torii (APEP/SECULT).

Leonardo Torii acrescenta que o Arquivo Público Municipal de Barcarena é considerado o mais novo dentro do estado do Pará. Ele foi oficialmente fundado em novembro de 2021. Ele destaca que o projeto visa transitar por vários municípios do estado como forma de sensibilizar sobre a importância da preservação dos documentos.

E sobre esse cuidado, o diretor do APEP destaca que cada município tem um comportamento diferente. Ele diz que no município de Barcarena tem um cuidado com os arquivos municipais. O projeto já passou pelo município de Bragança e até o final do primeiro semestre ainda vai passar por Cametá, Curuçá e Vigia.

Serviço

Conectando Arquivos - Barcarena

Data: 28 e 29 de abril, às 9h30

Local: Escola São Francisco Xavier, na Vila de São Francisco; auditório São Francisco Xavier, no Complexo Administrativo da Prefeitura (Barcarena)

Entrada gratuita

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA