Festival Amazônia Doc é adiado para o próximo semestre

As inscrições continuam abertas no site do evento. Já são quase 200 inscritos.

Enize Vidigal

A 6a edição do Festival Pan-Amazônico de Cinema, o "Amazônia Doc 3 em 1", foi adiado.O lançamento aconteceria inicia no último dia 10, no Sesc Ver-o-Peso, mas foi adiado por conta dos alagamentos que afligiram Belém com as fortes chuvas. Nesta sexta-feira, 20, a organização do evento decidiu anunciar o adiamento para o próximo semestre, ainda sem data definida. As salas de cinema dos circuitos comercial e alternativo já tinham sido fechadas.

As inscrições para as mostras competitivas permanecem abertas no site www.amazoniadoc.com.br e deverão ser prorrogadas. "Já são quase 200 inscrições dos nove países da região Pan-Amazônica, entre curtas, médias e longas metragens. A gente está estudando um novo período de prorrogação que a gente deve anunciar na próxima semana", informa a fundadora e diretora geral do festival, Zienhe Castro.

"Todos os anos a gente vem numa curva de ascencêndia de inscrições. Foram mais de 300 inscrições no ano passado. Mas, devido à problemática da desidratação da cultural com a questão do governo federal (redução de incentivos) e as dificuldades de produção, a gente imagina um número menor de inscritos", destaca. Grande parte das produções já inscritas é brasileira.

Este ano, o Amazônia Doc manteve as duas mostras competitivas anteriormente existentes - de curtas e médias e também de longas, ambas da produção da Amazônia Legal e Pan-Amazônia - e incorporou os festivais "As Amazonas do Cinema" - competição somente de filmes dirigidos por mulheres - e "Curta Escolas" - que dá visibilidade ao protagonismo juvenil restrito ao estado ao Pará. Com isso, o evento passou a denominar "Amazônia Doc 3 em 1".

Zienhe assina o comunicado divulgado nesta sexta-feira. Confira a íntegra:

"Devido ao agravamento da pandemia da coronavírus (Covid-19) e a partir das recomendações sanitárias e medidas de restrição às reuniões públicas já decretadas pelas autoridades do Governo Federal e Governo do Estado do Pará, incluindo o fechamento do circuito de salas de cinemas, tanto públicas quanto privadas, o AMAZÔNIA DOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema, comunica, em sintonia com seus patrocinadores e parceiros, que a realização presencial da 6ª edição do Festival será transferida para o segundo semestre de 2020, em datas ainda a serem alinhadas com nossos parceiros, patrocinadores e apoiadores.

Com o intuito de contribuir positivamente com a sociedade em geral, neste momento necessário de isolamento social, a equipe do festival já desenvolve estudos de viabilidade sobre possíveis conteúdos digitais, como Mostras, Masterclass e Bate-papos sobre cinema documentário, para serem disponibilizados em parceria com seus patrocinadores e parceiros. Nos próximos dias maiores detalhes sobre as inscrições e a programação do nosso novo formato 3 em 1 serão anunciados por nossas redes sociais @amazoniadoc e pelo nosso site 

Priorizando sempre a saúde, a segurança e o bem-estar de todos, pedimos que todos sigam com atenção e rigor todas as medidas de prevenção e cuidados aconselhados pelas autoridades sanitárias.

Agradecemos o apoio das autoridades e de nossos parceiros e apoiadores, assim como de nosso público, convidados e equipe. Nosso empenho é o de honrar o grau de excelência da programação que estava em andamento ao mesmo tempo em que propiciamos amplo e seguro acesso aos filmes e debates a nosso público e aos profissionais de cinema e de imprensa." 

 

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA