Arraial do Pavulagem realiza cortejo do Cordão do Galo neste domingo, 14, em Cachoeira do Arari

Neste ano, cerca de 150 pessoas participam de vivências da cultura popular no município marajoara

O Liberal
fonte

As atividades para a manifestação popular do 16º Cordão do Galo, organizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, estão em curso desde segunda-feira, 8, na Ilha do Marajó. Oficinas e vivências culturais para crianças e adolescentes ocorrem no município de Cachoeira do Arari (Ilha do Marajó). Cerca de 150 pessoas se preparam para sair em festa pela cidade no auge da programação: o Arrastão do Cordão do Galo, que ocorre amanhã, 14, e deve reunir mais de 500 brincantes, encerrando o processo de trocas e aprendizado sócio-cultural.

Além das oficinas, as crianças participaram de atividades lúdicas de educação ambiental. Ao longo dessas atividades, o Instituto Arraial do Pavulagem também promoveu alimentação dos participantes, com almoço e lanche, e doações de roupas, materiais de higiene e escolar arrecadados em Belém durante as ações que levantaram fundos para a realização do Cordão do Galo deste ano.

Hoje (13), será realizada uma atividade lúdica. O dia terá uma mostra de documentários sobre o Cordão do Galo, distribuição de lanches, distribuição das camisas oficiais desta edição e ainda um pocket show com Ronaldo Silva, Allan Carvalho, Iris da Selva e Alê Nogueira. No domingo (14), a partir das 9h, o Arrastão do Cordão do Galo inicia em frente ao Museu do Marajó e tem sua conclusão no Salão Paroquial de Nsa. Sra. da Conceição.

A festa vai iniciar com um ato de salvaguarda do planeta: antes da saída do cortejo, será realizada a plantação de um pé de Samaumeira. Para tornar o momento ainda mais simbólico, as crianças do projeto vão cantar a música “Canoinha da Guiné”, de autoria de Ronaldo Silva e Allan Carvalho.

"O Cordão do Galo é um trabalho focado na criança e no adolescente, oportunizando inclusão cultural e social para este público, buscando oferecer um futuro melhor para quem precisa. A cultura é o que nos move e faz a gente continuar caminhando nessa jornada, com a intenção de servir de exemplo para outras comunidades e iniciativas do Marajó, de Belém e do Pará inteiro. Manter esse propósito vivo é fundamental para o desenvolvimento da nossa Amazônia, afirma Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem

O 16º Cordão do Galo é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem em parceria com a Irmandade dos Devotos de São Sebastião. Com patrocínio da Ferry Boat Amazonas e apoio do Point do Açaí, Ideia Soluções, Prefeitura de Cachoeira do Arari, Fundação Cultural do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

 

Programação

13/01

16h – Atividades lúdicas com os brincantes do Cordão do Galo e familiares, com mostra de documentários, distribuição de lanches, distribuição das camisas do Cordão do Galo e um pocket show com Ronaldo Silva, Allan Carvalho, Iris da Selva e Alê Nogueira.

14/01

9h – Ato de Salvaguarda do planeta: antes da saída do cortejo, vamos realizar a plantação de um pé de Samaumeira, em um ritual musical em que as crianças cantarão a música Canoinha da Guiné, de autoria de Ronaldo Silva e Allan Carvalho.

Arrastão do Cordão do Galo. Saída: Museu do Marajó. Chegada: Salão paroquial de Nossa Senhora da Conceição.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA