Arnaldo Antunes vai à Justiça contra uso de música dos Titãs em ato pró-Bolsonaro
Compositor ficou indignado pelo uso de uma música da banda para a convocação de um protesto que pedirá o fechamento do Congresso e do STF

O cantor e compositor Arnaldo Antunes divulgou nesta terça-feira (25) um vídeo no Instagram em que afirma estar recorrendo à Justiça para notificar os responsáveis por utilizar uma música da banda os Titãs, da qual é ex-integrante, para convocar a população para um ato contra o Congresso Nacional. Além dele, o cantor Nando Reis e a banda Titãs também se manifestaram em redes sociais contra o uso da música O Pulso pelo escritor Olavo de Carvalho, apontado como guru do governo Jair Bolsonaro.
Nota de esclarecimento 👇🏾@342Artes #342artes pic.twitter.com/Uf4UFWVYAY
— Arnaldo Antunes (@arnaldo_antunes) February 25, 2020
A música, do álbum "Õ Blésq Blom" (1989), composta por Antunes, Marcelo Fromer e Tony Bellotto, foi usada sem autorização como trilha sonora de um vídeo compartilhado nas redes sociais por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, entre eles o perfil de Olavo de Carvalho, como convocatória de um protesto marcado para o dia 15 de março e que pedirá o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
O vídeo mostra imagens de Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre, João Doria, Ciro Gomes, Gilmar Mendes, FHC, Lula, Joyce Hasselmann, Alexandre Frota, José Serra, Cid Gomes, o general Santos Cruz e outros “inimigos” dos bolsonaristas.
Na mensagem gravada, Antunes se mostrou indignado pelo uso da música. "Esse uso vai contra tudo que eu prezo, defendo e acredito. As instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preservam aquilo que ainda nos resta de democracia. É muito revoltante ver uma criação minha ser usada contra todos os meus princípios".
Nando postou o vídeo de Arnaldo na sua página oficial do Facebook. "Mesmo não sendo autor na canção em questão, expresso aqui meu repúdio ao uso indevido desta, que faz parte da minha história e na qual estou presente tocando contrabaixo. Não há nada nessa vida que eu despreze tanto quanto este indivíduo que se apropriou de uma canção dos Titãs", escreveu.
Não há nada nessa vida que eu despreze tanto quanto este indivíduo que se apropriou de uma canção dos @titasoficial, “O Pulso”, vinculando-na às suas detestáveis ideias, que infectam esse desgoverno que não me representa. Todo apoio a @arnaldo_antunes.
— Nando Reis (@nando_reis) February 25, 2020
Atualmente formado por Branco Mello, Tony Bellotto e Sérgio Britto, os Titãs postaram uma nota em suas redes sociais contra o uso da música. "Os Titãs sempre expressaram seu apoio à democracia e as instituições democráticas e estão indignados com o uso indevido e não autorizado de sua obra numa propaganda que atenta contra os princípios e convicções dos integrantes da banda".
Em suas redes sociais, Olavo ainda não se manifestou sobre o posicionamento dos artistas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA